Orientação para o novo criador

Marcha e Prosa

  • ISABELA
  • 05/06/2018
  • 14h49

Potenciais criadores e novatos no mundo do Mangalarga Marchador receberam orientação para iniciar bem na raça durante o Marcha e Prosa, sediado no Haras Apóstolo Primo, em Cuiabá (MT). Na tarde do último sábado, 2 de junho, o técnico de registro da ABCCMM, Roberto Naves, mostrou para o público como é a morfologia e o andamento, segundo o padrão racial.

 

Para Robertinho (como é conhecido no meio), a orientação aos iniciantes levou a informação correta e oficial sobre a raça, baseada em conhecimentos técnicos e não apenas em experiências pessoais.

 

A tropa usada como referência para a avaliação tem origem no Sul de Minas, região do berço da raça. Todos animais que estiveram presentes são de propriedade de Giovani Mendes Ferreira, de Haras Apóstolo Primo. O criatório possui duas unidades uma em Boa Esperança (MG) e outra em Cuiabá (MT).

 

No local, com capacidade para 80 pessoas, a lotação foi maior do que a prevista. “Esperávamos uma média de 50 interessados, mas muita gente ficou em pé. Essa ação é importantíssima, porque dá oportunidade para quem não sabe sobre a raça de conhecer o Mangalarga Marchador”, afirma Giovani Mendes.

 

O Mato Grosso é um dos Estados que tem recebido o apoio do projeto Avante Marchador, que visa fomentar áreas onde o agronegócio é forte e o Mangalarga Marchador ainda não está tão presente.