Quiropraxia para os marchadores atletas

Confira com a médica veterinária, Fabíola Farinelli

  • ALINE PERUCCI
  • 28/11/2017
  • 16h22

Nesta semana, a médica veterinária, proprietária da Clínica FisioEqui Fisioterapia de Equinos, Fabíola Farinelli colabora com a “Semana Temática” do nosso portal com a matéria sobre Quiropraxia.

 

A quiropraxia é uma terapia manual atualmente muito utilizada em medicina esportiva equina. É uma técnica que complementa o diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados à coluna vertebral, movimentação e ao sistema neuro-musculoesquelético dos cavalos.

Os fundamentos dessa terapia se baseiam na relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso, que é composto pelo sistema nervoso central e periférico, e em como essa relação terá ação sobre a saúde do animal. Dessa forma a quiropraxia associa a integridade do sistema nervoso com a integridade física do cavalo.

Essa técnica trata os complexos de subluxação vertebral (CSV), definidos como uma relação anormal entre duas estruturas articulares adjacentes, que ocorre quando a vértebra perde seu alinhamento normal em relação às demais. Como resultado, afeta o controle do corpo como um todo, pois promove uma alteração nos reflexos neurológicos locais e de estruturas próximas que podem ser afetadas diretamente ou indiretamente.

O complexo de subluxação também pode ocorrer em outras articulações do corpo do animal, as vezes é imperceptível e a maioria não tem dor como sintoma, mas os seus efeitos afetam a fisiologia e controle daquela região, dado que altera a qualidade dos impulsos elétricos enviados e recebidos para o restante do corpo. Em cavalos as causas de CSV são variadas, geralmente estão associadas a um evento traumático ou estão relacionadas à estresse e tensões por esforço excessivo e/ou repetitivo. Podem ocorrer também devido ao ajuste ruim de sela, treinamento inadequado ou conformação ruim.

A idade também pode ser uma condição para quiropraxia. Com o passar dos anos, os cavalos assim como os humanos, estão mais susceptíveis aos processos degenerativos da coluna e articulações, à perda de flexibilidade da coluna vertebral e de força muscular. Normalmente, quando o proprietário ou treinador do cavalo procura o tratamento quiroprático, as principais queixas apresentadas são: queda no desempenho, dificuldade de movimentação durante o exercício, animais “travados”, claudicação inespecífica, alterações da biomecânica do movimento, e dores lombares ou no pescoço.

O objetivo do tratamento quiroprático é restaurar a mobilidade através do reposicionamento vertebral ou articular, dessa forma os reflexos neurológicos serão normalizados e como consequência há a remoção dos sinais e sintomas clínicos como dor, tensão muscular, restrição de movimento, reestabelecendo a fisiologia normal do corpo do animal.

Quando utilizada de forma preventiva junto aos programas de treinamento melhora o condicionamento físico e desempenho dos cavalos, já que elimina as tensões do exercício, promove relaxamento muscular, e evita a restrição articular. Acrescenta qualidade de vida ao paciente geriátrico, e é essencial no tratamento de fisioterapia dos animais que se recuperam de lesões neurológicas e musculoesqueléticas, pois aumenta a resposta do animal às intervenções clínicas e cirúrgicas.

A quiropraxia tem muito a oferecer à medicina esportiva equina quanto aos seus benefícios, além disso é uma técnica bem aceita pelos cavalos, com resultado imediato e que promove bem-estar.

 

Referências bibliográficas

Carruthers G. A critical review of research paradigms and strategies and their role in chiropractic research. The British Journal of Chiropractic, 1999, Vol 3 No. 4

Haussler K. Kevin. Application of Chiropractic Principles and Techniques to Equine Practice. In:  Proceedings of the 43rd Annual Convention of the AAEP 1997; pag. 312-318 1997  Vol. 43.

Haussler K. Kevin - Equine Chiropractic: General Principles and Clinical Applications. In: Proceedings of the 46th Annual Convention of the AAEP 2000 – pag. 85 a 93 2000 vol.46.

 

Fabíola Farinelli

Médica Veterinária

Proprietária da FisioEqui Fisioterapia de Equinos

Especialista em Clínica Médica de Equinos UFMG

Especialista em Fisioterapia Veterinária UNIP SP

Quiropraxia de Equinos IBRA Vet

Diagnóstico por termografia Flir Systems

Mestranda em Zootecnia UFMG

 

A FisioEqui atua com Fisioterapia de equinos a 10 anos prestando serviço para médicos veterinários, associações, haras, treinadores e criadores realizando um trabalho de acompanhamento do animal em suas atividades esportivas através de programas de preparação física que incluem técnicas de condicionamento, treinamento e reabilitação que visam melhorar o desempenho do cavalo atleta. Nosso objetivo é desenvolver a habilidade motora do animal mantendo sua integridade física através de técnicas não invasivas e preventivas.