Resenha Digital é o tema principal
Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2025, a ABCCMM realiza em Belo Horizonte (MG), o Encontro de Atualização dos Inspetores Técnicos, reunindo cerca de 60 profissionais que recebem capacitação para um melhor atendimento em campo.
O grande destaque desta edição é a nova tecnologia para a realização da Resenha Digital, apresentada para os Inspetores na manhã desta segunda-feira (01/12), no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária, localizado no Parque da Gameleira.
A demonstração do sistema digital, foi feita por Alexandre Gallaro, representante do Grupo Capri. Ele mostrou aos técnicos, o funcionamento do processo, que poderá ser operado eletronicamente pelos inspetores, inclusive via tablet, diretamente nos criatórios.
A iniciativa marca mais um avanço decisivo na informatização e na agilidade dos processos. Todo o método foi testado durante a 42ª Exposição Nacional e nos Campeonatos Brasileiros de Marcha e, a partir de 2026, ela passará a integrar, de forma definitiva, a rotina operacional do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM, consolidando mais um avanço tecnológico para a entidade.
O trabalho dos Inspetores Técnicos é considerado fundamental para a evolução do Mangalarga Marchador, pois eles atuam diretamente nos criatórios, realizando vistorias técnicas e resenhas para emissão de Registros Genealógicos, além de orientar os criadores conforme as necessidades de cada haras.
De acordo com Alexandre Gallaro, a implantação da Resenha Digital trouxe um ganho enorme para o trabalho dos inspetores. A ferramenta, que está na fase de aprendizado, permitirá acesso a dados e estatísticas completas, comunicação automática com o cliente e trará mais agilidade e padronização aos processos. “A tecnologia é o instrumento. O técnico é quem dá vida ao processo. Essa junção é que dará o padrão à raça”, enfatizou.
O encontro
As atualizações voltadas para a área técnica foram iniciativas fortalecidas pela Diretoria desde o início da gestão. Entusiasta do aprimoramento técnico da raça, a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez esteve no encontro. Ela acredita que a medida vai otimizar os processos, o trabalho dos profissionais e a rotina dos criatórios. “Todo o trabalho voltado para os inspetores e para o Serviço de Registro Genealógico são essenciais para os associados”, concluiu.
Em 2023, a ABCCMM realizou o encontro Nacional dos Inspetores com o debate e apresentação de importantes temas voltados para genética, reprodução, entre outros. Neste ano, as inovações também é o que não faltarão com as temáticas que abordarão ainda: Prejuízos causados pela obesidade em equinos; Embocaduras: mitos e verdades sobre sua utilização e Avaliação testicular: assimetria x fertilidade x registro.