Solenidade Oficial

14º CBMP em Vitória da Conquista

  • PAULA MAGALHÃES
  • 31/10/2025
  • 18h08

 

Foi realizada na tarde de quinta-feira, 30 de outubro de 2025, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista (BA), a solenidade oficial do 18º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada.

O evento é uma realização da ABCCMM, em parceria com o Núcleo Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia, e conta com o apoio do Sindicato Rural de Vitória da Conquista, da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. (COOPMAC) e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

O Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, além de revelar os animais de destaque, é um momento oportuno para celebrar os avanços que o andamento tem conquistado nos últimos anos.

A cerimônia contou com a presença de Cristiana Gutierrez, diretora-presidente da ABCCMM, da diretora de Eventos, Georgina Penna Costa; de Maurício Pierrotti, diretor de Esportes; do diretor Social, Marcos Siqueira, do diretor de Comunicação e Marketing, Manoel Moreira Campos, presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia, Fábio de Oliveira Santos, da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, acompanhada de seus secretários, do presidente da Coopmaq, Isaac Silva Figueira, do presidente do Sindicato Rural, Yuri Oliveira, do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário do Sistema FAEB/SENAR, e representantes de outras entidades do agronegócio regional.

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, destacou que o sucesso do evento é resultado da dedicação de todos que trabalham diariamente pela raça. Ela ressaltou também a importância do trabalho dos Núcleos Regionais: “Como sempre falo, os núcleos são nossos principais parceiros na missão de fortalecer o Mangalarga Marchador, construindo bases sólidas que possam sustentar o crescimento da raça — seja apoiando os associados, incentivando novos usuários, promovendo eventos e cursos. Tudo isso vai ao encontro de uma convicção da nossa Diretoria: a importância da alternância do local de realização dos CBMs, não apenas por estar assim descrito no regulamento, mas também para fomentar a Marcha Picada em diferentes regiões, abrindo mercados e atraindo novos usuários.”

 

Incentivo à formação de mão de obra

Durante a solenidade, a presidente Cristiana Gutierrez e o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Rui Dias Souza, assinaram um acordo de cooperação para a expansão do programa de formação de mão de obra especializada na raça, já realizado no estado.

A primeira turma do Programa de Formação por Competência está em andamento na cidade de Vitória da Conquista, e a segunda turma, agendada para Feira de Santana, está com inscrições abertas.

 

Homenagens

O momento de homenagens reconheceu criadores e entidades que contribuíram e continuam contribuindo para o fortalecimento do Mangalarga Marchador em Vitória da Conquista e região. Foram agraciados:

Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. (Coopmac)

Sindicato Rural de Vitória da Conquista

Núcleo Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia

Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Ader Celino Arpini – Haras do Gordim

Luciano Magnavita de Sousa – Haras Boa Nova

Carlos Henrique Pinheiro Ferreira – Haras Tabajara

Nelson Martins Quadros – Haras NQ

Larissa Amaral – Diretora Administrativa do Núcleo Sudoeste da Bahia

Na ocasião, receberam homenagem a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, e a colaboradora, Gláucia Procópio, ambas reconhecidas especialmente pelo Núcleo Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia.

 

Sobre o Campeonato

O 18 Campeonato Brasileiro de Marcha Picada conta com a participação de 479 animais, apresentados por 178 expositores provenientes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.

A transmissão de todas as provas acontece, ao vivo, pelo canal da ABCCMM, no YouTube, com os comentários do time do Resenha do Marchador.