ABCCMM informa

Nacional em pauta na Comissão de Agropecuária

  • FLÁVIA ZAGO
  • 19/09/2025
  • 15h25

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, esteve presente na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na tarde de quinta-feira, 18/9.

 

Na ocasião, aconteceu a Audiência de Convidados para entrega de diplomas, iniciativa que homenageou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e o sucesso do cavalo Mangalarga Marchador.

 

A solenidade, requerida pelo deputado estadual Coronel Henrique (PL), destacou especialmente aqueles que, com dedicação e competência, tornaram possível a realização da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, organizada pela  ABCCMM.

 

Em sua fala, a presidente da entidade ressaltou a importância da homenagem: “É com satisfação que saudamos todos os presentes, em especial os veterinários e estudantes de medicina veterinária, profissionais imprescindíveis para a evolução do Mangalarga Marchador. Nossa Nacional, em 2025, tornou-se o primeiro evento do agronegócio brasileiro a receber uma certificação internacional em bem-estar animal, símbolo do nosso compromisso com os animais, com os criadores e com a excelência em tudo o que realizamos.”

 

A 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, realizada em Belo Horizonte, consolidou-se como o maior evento da raça e conquistou um marco histórico ao receber a certificação da TÜV Rheinland, em conformidade com o protocolo Fair4Them. A conquista reforça a relevância da medicina veterinária e de práticas éticas no manejo e cuidado dos animais.

 

Outro ponto de destaque mencionado durante a audiência foi a recente aprovação da Lei Estadual nº 25.406/2025, de autoria do deputado Coronel Henrique, que reconhece como de relevante interesse econômico e social de Minas Gerais a criação da raça Mangalarga Marchador.

 

Para o parlamentar, que está em seu segundo mandato consecutivo, iniciado em 2023, o reconhecimento traduz o compromisso da Assembleia Legislativa em valorizar iniciativas e pessoas que colaboram para o avanço da equinocultura mineira e brasileira.

 

Compuseram a mesa, juntamente com o deputado Coronel Henrique e a presidente Cristiana Gutierrez, as veterinárias Ana Paula Menegatti, Flávia Fontes e Luana Eufrásio, além do professor e veterinário Alessandro Procópio.