Nesta quinta-feira, 31 de julho, o estande dos Núcleos Norte e Nordeste, localizado na Alameda dos Núcleos da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, foi palco da premiação do Campeonato Nordestino 2024/2025.
O evento foi prestigiado pela presidente da ABCCMM Cristiana Gutierrez, acompanhada da diretora de Eventos, Georgina Penna Costa e do diretor Social, Marcos Antônio Lins Siqueira.
Firmada hoje no calendário oficial da raça, a competição foi retomada pela atual gestão da ABCCMM. Relevante no Agro, ele fomenta o Marchador com nítida evolução da qualidade dos competidores e animais participantes. De acordo com Cristiana, comemorar esse campeonato é sempre uma satisfação. “Esse campeonato ficou por um período interrompido, mas retomamos em 2022 por indicação do criador e amigo João Evangelista. Com muita satisfação, estamos testemunhando há quatro anos o empenho dos núcleos que comprovam em cada etapa a importância que o Nordeste tem na criação da raça Mangalarga Marchador”, afirmou Dra.
Nesta temporada foram 1.359 animais julgados, média de 170 cavaleiros, em 8 etapas, João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Parnamirim (RN), Maceió (AL), Gravatá (PE), Aracaju (SE).
Para o Presidente da Comissão de Marcha Picada, Eduardo Mendes, mais conhecido no meio do Marchador como Totó, os números do Campeonato falam por si.” Houve crescimento de 36 % em animais julgados em relação ao ano passado”, comemorou.
Premiação
A cerimônia de premiação destacou os melhores expositores, criadores expositores, criador não expositor, de marcha Batida e Picada, além dos melhores potros, potras, castrados, cavalos e éguas. Confira:
Melhor Expositor Picada
1º Gustavo Tavares de Barros Monteiro
2º Francisco Luchese Júnior
3º Ícaro Gomes Cordeiro
4º Marcílio João da Costa Sales
5º Eduardo Rogério de Araújo Mendes
Melhor Criador Expositor Picada
1º Gustavo Tavares de Barros Monteiro
2º Regilane Travassos
3º Alexandre Saraiva de Moraes
4º Francisco Luchese Júnior
5º Ícaro Gomes Cordeiro
Melhor Criador Não Expositor Picada
1º Ennio Elery Araújo
2º Gustavo Tavares de Barros Monteiro
3º Jaime Duarte Galvão
Melhor Expositor Batida
1º Miguel Tonieto Gazzineo
2º Marcos Antônio Lins Siqueira
3º Ennio Ellery Araújo
4º Carlos Frederico Moura Santoianni
5º Aristotenes Araújo Corrêa
Melhor Criador Expositor Batida
1º Marcos Antônio Lins Siqueira
2º Jaime Tavares Leite
3º Carlos Frederico Moura Santoianni
4º Edval Gomes do Rêgo
5º Miguel Tonieto Gazzineo
Melhor Criador Não Expositor Batida
1º Gillian Gustavo Oliveira dos Santos
2º Regilane Travassos
Ranking Potra Picada
1º Indira Sucupira
2º Fraternidade do Escuro
3º Urna Elite Marchador do Monteiro
4º Glória Rancho da Mira
5º Selva do Monteiro
Ranking Potra Batida
1º Absoluta Nordeste do Paraíso
2º Sinira JS da Marajoara
3º Quimera de Paranambuco
4º Evita Senhor do Bonfim
5º Quindim de Paranambuco
Ranking Potro Picada
1º UTV do Monteiro
2º Gaiato RF Q Santos da Serra
3º Violino Xadrez
4º xavante 13. lTandy
5º Iraque do Espinho Preto
Ranking Castrado Batida
1º Sadam HFJ
2º King do Guariroba
3º Elegante RCD
4º Zape Calambau
5º Xerife da Veneza
Ranking Cavalo Picada
1º Califa Vale do Cocão
2º Amuleto Vale do Cocão
3º Kamikaze do Apipucos
4º Taquari Netuno
5º Regente JFS
Ranking Cavalo Batida
1º Invicto da Galáxia
2º Quantum de Alcateia
3º Tesouro do Paraíso
4º Zafir Bavária
5º Presente de Alcateia
Ranking Égua Picada
1º Latam do Caluli
2º Arabela Vale do Cocão
3º Baronesa do Favian
4º Mariola N.L.J
5º Bronzeada E10 da Estaleiro
Ranking Égua Batida
1º Holanda do Goro
2º Campeã Gerico
3º Imagem da Santa Vitória
4º Colivri do Etan
5º Delicia do Etan