Homenagem

Dia das Mulheres

  • FLÁVIA ZAGO
  • 08/03/2023
  • 11h11

A ABCCMM parabeniza todas as mulheres neste 8 de março de 2023. 

Hoje a presença feminina já é uma realidade no cenário do Agro, e no Mangalarga Marchador isso não é diferente.

São muitos cargos de liderança que seguem a tendência mercadológica. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres em cargos de destaque teve uma crescente de 38 % até 2021.

Outro dado relevante dentro dessa vertente vem da Associação Brasileira do Agronegócio. A entidade aponta que 59,2 % das mulheres que atuam na área são proprietárias ou sócias do negócio. 

Ainda dentro do cenário rural, vale ressaltar a participação da mulher na agricultura familiar. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a presença feminina atinge 80 % em comparação a masculina. 

Cenário da raça: No meio do Mangalarga Marchador a presença feminina é uma realidade. Ao todo são 2367 associadas que participam ativamente dos assuntos ligados à criação, como a seleção da tropa, envolvimento administrativo e comercial dos haras e cargos nas Diretorias dos núcleos regionais. 

Impossível falar da raça sem citar o significativo percentual de colaboradoras da ABCCMM e de todo nicho do cavalo. Veterinárias, técnicas, zootecnistas, professoras, apresentadoras, vendedoras, assessoras, profissionais da comunicação  fazem a diferença. 

Um exemplo de determinação, persistência e força.

Feliz dia!