Acidentes na propriedade

O que fazer?

  • PAULA MAGALHÃES
  • 24/04/2020
  • 10h58

Volta e meia publicamos em nossas plataformas de comunicação, conteúdos voltados para os cuidados e manutenção da saúde e bem-estar dos Marchadores, de dicas de manejo, a matérias produzidas com especialistas de diferentes áreas da saúde equestre, todas contribuem para o planejamento e bom funcionamento das propriedades.

Mas em uma situação atípica, de emergência/urgência, você tem ideia de como agir? Até a chegada de um especialista, que atitudes ter para prestar os primeiros socorros ao animal?  

Primeiramente, criadores e tratadores devem saber identificar, de forma rápida, as circunstâncias que exigem agilidade máxima para os primeiros atendimentos. Vale lembrar que as emergências são situações em que o risco de morte é iminente e as urgências são as ocorrências em que a vida não corre risco imediato. Mas o atendimento precisa acontecer o quanto antes, mesmo que não seja possível, naquele momento, a presença imediata de um especialista. Então, enquanto o profissional não chega, tome as primeiras atitudes, sempre com o devido cuidado e segurança. 

Após algum acidente é preciso que o animal fique calmo, isso facilitará o atendimento e também evitará o agravamento do problema. Então, busque acalma-lo da melhor maneira possível (não faça movimentos que possam ser interpretados como uma ameaça) e avalie a extensão dos danos.

Em casos de lesões abertas, use somente água limpa para lavar o local, se houver hemorragia use compressas limpas e faça pressão sobre o local. Alguns ferimentos podem necessitar de suturas, e estas devem ser feitas com linhas e agulhas devidamente higienizadas. De superficiais a profundos os danos podem atingir pele, tendões, ligamentos e em acidentes mais severos, provocar fraturas ósseas (expostas ou não).

Ao finalizar os primeiros socorros, mesmo que tudo se encaminhe bem, é indispensável que um profissional capacitado faça uma avaliação detalhada do quadro clínico do indivíduo. Será o médico veterinário, o responsável pela determinação da metodologia e medicamentos corretos para a recuperação da saúde e capacidade atlética do animal.

 

Prevenção é o melhor remédio

Em baias ou a pasto, o melhor manejo para os equinos, com toda certeza, é a prevenção. Verifique o ambiente em que os animais habitam, mantenha-o limpo, livre de arames, tocos, buracos, objetos cortantes, perfurantes e outros. É legal ter na propriedade, um kit básico para primeiros socorros e equipe minimamente treinada.

Ainda é importante destacar que episódios como cólicas, intoxicação e picadas de cobra também são classificados como urgências/emergências e exigem respostas imediatas.