Palestras 38ª Nacional

Encontros acontecem diariamente

  • PAULA MAGALHÃES
  • 17/07/2019
  • 18h50

Começou hoje, no Parque da Gameleira em Belo Horizonte (MG) a programação de Palestras da 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.  Com objetivo de levar aos criadores e fãs da raça, conhecimento técnico sobre a equinocultura.

No encontro realizado no Auditório do IMA, a especialista em Saddle Fit e professora em Quiropraxia Equina, Luciana Kratsmchemer, trouxe o tema: Você conhece o seu Cavalo e sabe como escolher uma Sela para ele? Tópicos avaliativos para escolha da Sela.

Para o público presente, Luciana ensinou técnicas para o uso correto das selas nos animais e as consequências da utilização de selas inadequadas às medidas à saúde do cavalo.

Próxima Palestra

Conhecendo as Encefalites Virais Equinas. Palestrante: Ana Luísa Miranda. Médica Veterinária. Especialista em Clínica Médica Equina pelo PRIMV. Mestre em Ciência Animal. Doutoranda em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG. Atualmente é professora nos Centros Universitários UNIBH e UNIPAM.

Local: Auditório do IMA

18 de julho (quinta-feira) • 10:00

Resumo: A ascensão e impactos de algumas encefalites equinas de caráter viral no Brasil requer atualização constante dos médicos veterinários e a conscientização dos criadores. Propõem-se a discussão da etiopatogenia (ciclo do agente, formas de contaminação do equino, etc.), sintomatologia clínica e abordagens terapêuticas de doenças pouco conhecidas, como as Encefalomielites do Leste, Oeste e Venezuela e a Febre do Nilo. Também as mais recorrentes e familiarizadas pelos criadores como Herpes Vírus e Raiva. Serão ressaltadas quais doenças são imunopreveníveis, o protocolo sanitário a ser seguido e quais possuem risco zoonótico. Como proceder em casos suspeitos.