Região de vocação equestre

Marcelo lima sampaio

  • Jornalismo ABCCMM
  • 01/07/2014
  • 16h30

Foto: Fala presidente 1 - Marcelo Sampaio

 

            Criado em 3 de setembro de 2013, o Núcleo Vale do Paraopeba de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador tem como presidente Marcelo Lima Sampaio. A entidade iniciou suas atividades com eventos que tiveram significativa adesão de criadores.

            Segundo Marcelo, o primeiro ano do núcleo será dedicado a um circuito de Copas de Marcha, exposições e eventos de vendas como feira e leilões. “O I leilão vendeu R$ 750 mil e nossa primeira copa foi um sucesso com 76 animais inscritos. Quanto à exposição, já tradicional, ganhou apoio da Prefeitura e alcançou 163 animais inscritos”, comemorou.

            Nesta primeira fase, o presidente espera a consolidação para somente pensar em ampliação. Ele informa que o número de sócios não para de crescer. Hoje são 45 associados cadastrados, sendo que a cada mês a entidade recebe a adesão de 10 pessoas em média.

            Com o desafio de manter e crescer com bases sólidas, o Núcleo do Vale do Paraopeba abrange a região do entorno de Belo Horizonte, compreendida pelos municípios integrantes da Bacia do Vale do Paraopeba tais como: Alvinópolis, Barão de Cocais, Belo Vale, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Ibirité, Itabirito, Itaúna, Mariana, Mario Campos, Moeda, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo.

            O Núcleo está em um local composto por mão de obra disponível, recursos naturais e importantes criatórios. “Estamos em um local vocacionado para a prática equestre. Cabe agora direcionar e apoiar o criador e usuário fornecendo a eles informações e soluções sobre eventos, preparação e mão de obra. Pretendemos cumprir o papel institucional, amparando o criador no que ele precisar”, reforçou Marcelo.  

            No Vale do Paraopeba, o trabalho para a expansão do Marchador através do Núcleo já está a todo vapor. De 25 a 27 de setembro de 2014, acontecerá a Exposição do Núcleo do Vale do Paraopeba. O II Leilão VAP e a Copa de Marcha do Haras PVB também estão na agenda.