Incentivo às copas de marcha

Luciano Magnavita

  • Jornalismo ABCCMM
  • 01/12/2014
  • 16h30

Foto: Fala presidente - Luciano Magnavita de Souza

            Luciano Magnavita de Souza assumiu em dezembro de 2013, o Núcleo do Sudoeste da Bahia, para um mandato de 2014 a 2016.  O presidente, que não teve participação em diretorias passadas do Núcleo, encontra-se motivado para desempenhar suas funções e pretende dar uma esquentada no calendário de eventos da região, estimulando a realização de copas de marcha, leilões e cavalgadas.

A regional abrange mais de 70 municípios, sendo os principais: Vitória da Conquista, Poções, Itapetinga, Iguaí e Boa Nova. Ao todo, segundo o presidente, o Núcleo reúne mais de 50 associados.

Por se tratar de uma região onde não há praias e com poucos locais específicos de lazer, Luciano pretende reacender as cavalgadas, como forma de fomentar a raça no Sudoeste baiano, além da promoção de exposições especializadas e de Copas de Marcha. A primeira de sua gestão foi realizada no início de novembro de 2014, com direito a R$ 5 mil em premiações.

O Núcleo, que conta com sede própria no interior do parque de exposições de Vitória da Conquista, tem, como boa parte dos demais espalhados pelo Brasil e distante dos grandes centros, os mesmos desafios, sendo o maior a geração de receita. 

Para discutir as medidas a serem tomadas, os planos de futuro e onde atacar para promover o crescimento no número de associados, bem como ampliar a participação da raça em eventos, Luciano se reúne todas às sextas-feiras, a partir das 18h, com os associados no interior do parque. “É a nossa oportunidade de nos programarmos para possíveis eventos. Estamos estudando inclusive a realização de uma Cavalgada Planilhada por aqui. Enquanto isso, nossos encontros servem também para confraternização, para colocarmos o papo em dia e para interagirmos,” comentou.

O principal evento realizado pelo Núcleo ainda é a Exposição de Vitória da Conquista. Segundo o presidente, trata-se de um evento importante para a expansão da raça e que chega a reunir 200 animais. A próxima edição está marcada para março de 2015 e eles já trabalham para sua concretização.

Enquanto março não chega, ele admite que “a raça nacional” vem se expandido e é bem aceita na região. Segundo ele, o Sudoeste da Bahia vem sendo muito bem representado não só localmente, mas, também, nas Nacionais da raça. E isso é motivo de orgulho para todos.