Notícias da 32ª Nacional

Fique por dentro!

  • Nicolas
  • 05/10/2015
  • 10h23

POSTADO POR ABCCMM EM TERÇA-FEIRA, 16/07/2013

 

Enquete

Para a 32ª Exposição Nacional, os associados da ABCCMM puderam votar qual o melhor momento para ser realizada a fase final dos julgamentos dos campeonatos de Marcha dos animais adultos de Marcha Batida. As opções foram para “o mesmo dia, na sequência à realização das fases seletiva e classificatória” ou “no dia seguinte, dando o intervalo de aproximadamente 24 (vinte e quatro) horas, entre a realização das duas primeiras fases (seletiva e classificatória) e a final.”
A opção de julgamento para o mesmo dia foi a escolhida pelos criadores com 268 votos, contra 240.  
A votação foi feita pelo site da Associação por ocasião das inscrições dos animais. Somente expositores votaram. A Diretoria da ABCCMM definiu a ideia, se pautando pelos critérios de transparência e gestão participativa.

Leilões e shoppings

Durante toda a realização da Nacional, haverá o Shopping de Animais, no Galpão B-6, do Parque da Gameleira. Nesse espaço, os interessados poderão inspecionar os animais e escolher qual mais lhe agrada de acordo com suas intenções, seja para reprodução, seja para o lazer em família. 
Nos dias 19 e 25 de julho serão realizados dois leilões, organizados por tradicionais criadores da raça. No dia 19, acontece o leilão “Descendentes do Palhaço”, quando serão ofertados 40 lotes de animais e embriões de alta qualidade genética. No dia 25 de julho, é a vez do leilão “Rebanho e Canto da Siriema”, quando estarão à venda 40 lotes que vão de embriões e potras a éguas adultas, bem como de grandes garanhões. 
O pagamento dos leilões poderá ser parcelado em 30 vezes. Os animais serão apresentados durante o dia da realização do remate, quando poderão ser avaliados pelos interessados. Telefone de contato: Púpio Leilões (12) 3922-9066

Sustentabilidade

Para esse ano, a ABCCMM desenvolveu um projeto com viés sustentável: a compensação de carbono. A ideia surgiu a partir de um dos maiores desafios que a sociedade tem vivenciado, a mudança climática. Desta forma, uma importante medida para compensar a emissão de gases causadores do efeito estufa foi adotada. Todo o carbono veicular emitido durante o evento será neutralizado mediante o plantio de 500 mudas nativas de Mata Atlântica. 
Por essa ação, a Associação receberá um selo digital “empresa participante”, fornecido pela Amanhágua (Organização para o Bem da Água, da Natureza e da Vida) que é uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) desde 2004, o que torna a entidade integrante do Projeto Participação Ambiental. As mudas nativas de Mata Atlântica serão plantadas na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e no empreendimento Reserva Real, Jaboticatubas (MG).  

Test Ride

A edição 2013 oferece diversas atividades no Parque da Gameleira. Uma delas é o Test Ride do cavalo Mangalarga Marchador, que pode ser feito pelos visitantes interessados. A ação, que é gratuita, está programada para todos os dias do evento e propiciará a crianças, jovens e adultos a oportunidade de experimentarem a montaria em cavalos da raça.

Minifazenda


Repetindo o sucesso do ano passado, a Nacional 2013 também oferecerá aos visitantes a oportunidade de conhecer uma minifazenda, atração ideal para a criançada.  Ao todo serão 70 animais expostos em um curral coletivo de 100m². Nela os cabritos e cordeiros em miniatura, minivacas, lhamas adultas e seus filhotes caminham livremente entre os visitantes e podem ser tocados e alimentados, assistidos pelos monitores. O objetivo é promover para as crianças um contato direto com o mundo rural. O valor da entrada é de R$ 6 a ser pago separadamente do ingresso de entrada ao Parque da Gameleira.

Programação esportiva

A Nacional 2013 também terá atividades para aqueles que curtem o Mangalarga Marchador no Esporte. Os dias das provas de Maneabilidade, Marchador Ideal, Seis Balizas, Três Tambores, Apartação de Curral e Team Penning, já foram definidos. Para ver a programação, clique aqui.