Nota de Falecimento

Sérgio Guerra

  • Jornalismo ABCCMM
  • 06/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 07/03/2014

 

Faleceu aos 66 anos, em São Paulo (SP), na manhã desta quinta-feira (06/03/2014), o criador e deputado federal Severino Sérgio Estelita Guerra. Titular do sufixo Pedra Verde, ele era associado número 986-5 da ABCCMM e se filiou à entidade em 5 de outubro de 1976.

Ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra sofria de câncer de pulmão e se encontrava internado no hospital Sírio-Libanês, de São Paulo há 15 dias. Uma pneumonia teria agravado seu estado de saúde. Ele nasceu em Recife (PE), em 9 de novembro de 1947. Foi, além de político, economista, pecuarista e professor.

Filho de Pio Genésio Guerra e Jacy Estelita Guerra, o parlamentar teve grande atuação como político. Presidiu o PSDB por seis anos e foi filiado a quatro partidos durante sua vida pública. Foi senador e ajudou na coordenação da campanha à presidência de Geraldo Alckmin, em 2006.

A imprensa brasileira destaca Sérgio Guerra como um dos grandes conciliadores do PSBD. Esta foi a principal característica que possibilitou o atual momento que vive o partido, com uma transição sem traumas para consolidar, em 2014, o nome do senador Aécio Neves para enfrentar Dilma Rousseff nas eleições deste ano.

Como criador de Mangalarga Marchador foi proprietário dos destacados reprodutores Moleque Tabatinga e Favacho Único. Administrava a tropa na Fazenda Pedra Verde, em Limoeiro (PE).

 Sérgio Guerra era casado com D. Maria Conceição Brenan Guerra e deixa as filhas Helena e Elisa, além do filho, Francisco Guerra.

É com pesar que criadores e membros da Diretoria da ABCCMM lamentam a morte de Guerra.

De acordo com o diretório do PSDB, em Pernambuco, o velório do ex-presidente está marcado para as 11h desta sexta-feira (07/03), na Assembleia Legislativa do estado. Mais tarde, às 16h, o corpo será cremado no cemitério Morada da Paz.