Nota de Falecimento

Francisco Darci Meirelles Junqueira

  • Jornalismo ABCCMM
  • 07/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 18/07/2014

Francisco Darci Meirelles Junqueira

A ABCCMM lamenta o falecimento de Francisco Darci Meirelles Junqueira. Ele morreu aos 76 anos vítima de insuficiência respiratória, em Cruzília (MG), na manhã desta sexta-feira. Titular do sufixo Bela Cruz, era associado número 4.368 e se filiou à entidade em 16 de maio de 1984. 

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Darci foi o primeiro médico veterinário formado do município de Cruzília e o primeiro técnico da ABCCMM na região. Foi membro do quadro de árbitros de 1982 a 1990. 
Como criador de MM, um dos seus grandes feitos foi ter trazido do Rio de Janeiro o reprodutor Tabatinga Predileto que foi utilizado no seu criatório e na tropa do Sul de Minas. Na Fazenda Bela Cruz adotava um manejo o mais simples possível, levando-se em conta a rusticidade da raça. 

Filho de Argentino Reis Junqueira e Ofélia Meirelles Junqueira, Darci foi casado com Elze Norremose Junqueira e não deixou filhos. Seu sepultamento será hoje às16 h, na Casa da Bela Cruz, onde funciona o Museu Nacional do MM, em Cruzília.