Jornal da Nacional

Drone, Homenagens no estande do BSH, Trabalho de pesquisa, Almoço Goiano, Provas funcionais

  • Jornalismo ABCCMM
  • 07/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SÁBADO, 26/07/2014

 

Drone
Novidade tecnológica na Nacional

Uma das novidades tecnológicas da 33ª Nacional foram as filmagens realizadas através de um drone. Este foi o primeiro evento em que a ABCCMM utilizou tal recurso. Os drones são uma espécie de robô voador controlado remotamente, como se fossem aeromodelos, e equipados com câmeras de alta definição para registrar as imagens. São pequenos, ágeis e sensíveis, tanto que nos dias de chuva não são utilizados.

Curiosamente, os drones eram utilizados por soldados para vigiar ou atacar determinada região de uma forma menos perigosa. Hoje são muito usados em coberturas jornalísticas, eventos esportivos e shows. 
O drone adotado na Nacional tem uma autonomia média de 12 a 15 minutos de filmagem, quando deve ser baixado para a troca de bateria. Detalhe: não é de fácil manuseio, daí a necessidade de contratação de um piloto profissional.

Para ver as imagens produzidas pelo drone, basta acessar ‘Flagrantes’ na página da Nacional no site da ABCCMM. 

Homenagens no estande do Brazilian Saddle Horse

Dia 1º de agosto, às 14h, a ABCCMM estará entregando premiação de reconhecimento pelos esforços de internacionalização do Mangalarga Marchador. As homenagens acontecerão no estande do Brazilian Saddle Horse próximo à pista central.     

Os homenageados são Magdi Shaat (Haras Elfar), Marcelo Baptista de Oliveira (Haras Maripá), Antônio Santos Silva (Haras da Figueira) e Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro (Haras Conforto).
Associações estabelecidas fora do país também serão homenageadas. Rick Schtz, representará a Associação norte-americana, Tiziana Ricci, a italiana, e Astrid Oberniedermayr, a Associação europeia. 


Trabalho de pesquisa

Acontece nesta Nacional o estudo do crescimento de potros da raça Mangalarga Marchador. O trabalho de mensuração está sendo realizado em animais do Campeão ao  5º prêmio de 22 categorias. Parceria da ABCCMM com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisa orientada pela professora Adalgisa Resende, integra a tese de doutorado da médica veterinária, técnica e instrutora, Kate Barcelos. 

Almoço Goiano

 O almoço goiano, realizado pelo Núcleo dos criadores de Goiás, presidido pelo criador Marco Aurélio Duarte fez sucesso entre os convidados. O encontro, que ocorreu na Alameda dos Núcleos, na tarde de 26 de julho, reuniu criadores e seus familiares. Na ocasião foi preparado um prato típico da gastronomia da região Centro Oeste, em que o ingrediente especial foi o pequi.     


Provas funcionais

As provas funcionais do Mangalarga Marchador desta Nacional foram iniciadas na tarde de sábado, 26 de julho na pista de areia do Parque da Gameleira. A primeira disputa foi de a de  6 balizas.  
As competições esportivas com a raça acontecerão durante toda a exposição. A prova de Cinco Tambores faz parte da programação de domingo, 27 de julho. A competição será, às 14 horas, na pista de areia.