Notícias da Nacional

Homologação Criohorse, Comitiva de Estrangeiros, Palestras do IMA e Casa do Criador

  • Jornalismo ABCCMM
  • 08/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM DOMINGO, 27/07/2014

Criohorse é homologada junto ao MAPA

O centro reprodutivo equestre Criohorse, fundado em 2009, passou 2013 se reestruturando para atender às especificações do Ministério da Agricultura (MAPA). O resultado é que dia 17 de julho de 2014 recebeu a homologação junto ao órgão governamental. O empreendimento de 520 hectares, localizado na cidade de São José do Goiabal (MG), a 180 km de Belo Horizonte, está, portanto, apto a dar início à exportação de sêmem e embriões congelados para América do Norte e Europa. A Criohorse passou então a ser o primeiro centro de reprodução equestre credenciado em Minas Gerais. 

A central estará nos próximos dias atendendo ao Projeto Comprador do Brazilian Saddle Horse parceria entre ABCCMM e a Apex-Brasil. Com o crescente interesse pela raça fora do país, o momento é propício para fomentar novos negócios através da vinda de estrangeiros para o Brasil e também de representantes brasileiros no exterior. O acesso de compradores internacionais ao material genético brasileiro amplia as oportunidades de negócios para criadores brasileiros e ajuda a elevar a qualidade da tropa no exterior.


Mil embriões por estação

Atualmente, a Criohorse presta serviços de transferências de embriões, inseminação artificial, resfriamento, congelamento e envio de sêmen e congelamento de embriões, dentre outros. De acordo com seu proprietário, Márcio Moraes de Castro, a central conta com 60 hectares de tifton irrigado por gravidade e 80 hectares de Mombaça. “A Criohorse esta credenciada para a atender a raça Mangalarga Marchador nos seus projetos e minha expectativa é produzir mil embriões por estação de monta”, concluiu. 

Dia 31 de julho, durante a Nacional, já começam a ser assinados contratos dentro da Nacional para fornecimento de embriões para os Estados Unidos. Inicialmente serão 50 embriões.

Comitiva de estrangeiros

O presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, recebeu neste domingo, na sede da Associação uma comitiva de estrangeiros do Canadá e dos Estados Unidos. Na oportunidade,  Magdi deu as boas-vindas e os presenteou com o selo comemorativo dos 65 anos da ABCCMM, que irá circular até 23 de agosto de 2014. 
Em um passeio descontraído pelo parque da Gameleira eles almoçaram, visitaram estandes, passaram pela Casa do Criador e Boutique do Mangalarga Marchador.    

Palestras no IMA

As palestras técnicas fazem parte da programação da 33ª Nacional, durante toda a semana. Nesta segunda-feira, às 10h30, no auditório do IMA, acontecerá apresentação das Alterações do Regulamento para Julgamentos do Mangalarga Marchador. A palestra será ministrada por Tiago de Resende Garcia, médico veterinário, árbitro e diretor executivo da Escola nacional de Árbitros da ABCCMM, Tiago de Resende Garcia. 

Casa do Criador

A ABCCMM oferecerá atrações especiais para as criadoras durante toda a semana na Casa do Criador. Amanhã, às 16 h, acontecerá a palestra de Chris Gontijo, pesquisadora e estudiosa do universo feminino.