Jornal da Nacional

Fique por dentro!

  • Jornalismo ABCCMM
  • 08/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM TERÇA-FEIRA, 29/07/2014

 

Uso de sêmen congelado em pauta

O médico veterinário Renan Reis de Oliveira, doutorando pela Universidade Federal de Viçosa, foi o responsável pela palestra Utilização, limitações e Perspectivas do Sêmen Congelado em Garanhões da Raça Mangalarga Marchador. O evento aconteceu dia 29 de julho de 2014, no auditório do IMA, com mais de 40 participantes. 
Ele abriu a palestra comunicando que Centro Reprodutivo Equestre Criohorse, no qual é médico veterinário, obteve na última semana o credenciamento do Ministério da Agricultura (MAPA) para poder exportar sêmen e embriões congelados de equinos para América do Norte e Europa. Uma grande conquista tendo em vista um novo nicho de mercado que, segundo ele, tende a se abrir nos próximos anos.
O objetivo da palestra foi apresentar os aspectos relevantes do congelamento de sêmen de garanhões da raça Mangalarga Marchador e levantar discussões a respeito desta tecnologia entre aqueles que atuam na área.
Renan informou que 80 % dos criadores que o procuram acham que a tecnologia utilizada em bovinos é semelhante à empregada em equinos. Ele informou que os resultados são bem menores e que há a necessidade de realização de mais pesquisa para melhor determiná-los, bem como testar os garanhões antes de utilizá-los. 


Tecnologia abrirá um novo nicho de mercado

Informou que os primeiros experimentos relacionados à técnica começaram em 1950 feitos com gelo seco e que o primeiro potro produzido utilizando tal tecnologia nasceu em 1957.  Disse ainda que a tecnologia adotada para equinos ficou de lado por algum tempo, tendo em vista que a maior parte das associações de equinos não permitiam o uso de sêmen congelado. 
Em seguida, explicou como funciona tal tecnologia desde a coleta de material até o armazenamento em palheta e o próprio congelamento utilizando botijões de nitrogênio. Também abordou as vantagens e desvantagens do uso do sêmen congelado, falou dos custos, da variação de resposta de garanhão para garanhão, da melhor idade para a coleta. Informou que o uso de sêmen congelado não é atualmente viável para todos os garanhões. 
Por fim, destacou que os garanhões mais importantes da raça têm sido cada vez mais comercializados em condomínio e que o mercado internacional é hoje uma realidade. Concluiu dizendo que as técnicas de reprodução encontram em evolução e que um novo mercado esta se abrindo para os criadores de Mangalarga Marchador.  

 

Palestra 

    Nesta quarta-feira, às 10h30, no auditório do IMA, acontecerá apresentação da Palestra “Doma Gentil”, ministradas por Paulo Roberto Ribeiro, árbitro da ABCCMM e instrutor de Doma, Equitação, Casqueamento e Ferrageamento. 

 

Casa do Criador

     A ABCCMM oferecerá atrações especiais para as criadoras durante toda a semana na Casa do Criador. Nesta quarta-feira, às 16 h, acontecerá bate-papo sobre botox e preenchimento facial com a dermatologista Patrícia Lycarião. 

Lazer para criadores

     O clube Chalezinho, famosa casa noturna de Belo Horizonte, celebrará a 33ª Nacional. O evento, que acontecerá quarta-feira, 30 de julho, será promocional para associados da ABCCMM. São atrações o DJ Siman e a banda Chaparrall, que apresentará no repertório hits Country e Sertanejo. 
    A festa está marcada para as 20h e terá preço especial para associados da ABCCMM, até às 22 horas. Mediante apresentação do crachá ou carteirinha de associado, mulheres pagarão R$ 15 e homens R$ 25. Informações: Rosangela 8643-1505. 

Endereço: Clube Chalezinho: Avenida Mário Werneck 530 – Buritis – Telefone: 3286-3155