ABCCMM é parceira na formação de jovens em conflito com a lei

Novos tratadores no mercado

  • YAGO ROCHA
  • 07/08/2017
  • 11h06

A primeira turma do projeto “Selando o Futuro” tem formatura marcada para esta quinta-feira, dia 10/08.

Trata- se de um curso de capacitação como tratador hípico oferecido a adolescentes, egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade.

A formação durou três meses, somando 96 horas/ aula. Foram oferecidas disciplinas como saúde do animal, tipos de marcha e equitação básica.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo do período, os jovens puderam visitar a 36ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador. Acompanharam julgamentos em pista e interagiram com o corpo técnico da ABCCMM.

G.E.F.A., de 17 anos, é um dos formandos. Participou ativamente das aulas e diz que vai agarrar a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho fazendo o que descobriu gostar muito que é lidar com cavalos.

A mesma perspectiva tem D.A.B., também de 17 anos, que pretende buscar alternativas de conhecer mais a fundo as técnicas de montaria.

Agora os jovens serão encaminhados pela ABCCMM ao mercado. Poderão trabalhar em haras parceiros ou centros equinos.

Tiago de Resende Garcia, veterinário e diretor da Escola Nacional de Árbitros, foi um dos professores da turma. Conta que se surpreendeu com o interesse e a dedicação dos alunos.

“É uma satisfação participar de iniciativas como esta. No meio equino há inúmeras oportunidades para inserção desses jovens no mercado.”

A iniciativa é a uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Polícia Militar de Minas Gerais, Associação Feminina de Assistência Social e Cultura, Associações Mineira de Educação Continuada e Fundação Vincentin.

O Comandante da Cavalaria, Tenente Coronel Maximiliano Augusto, ressalta a importância do projeto que, além da capacitação, resguarda e aplica valores como disciplina, ética e respeito. Características eminentes a todos os parceiros envolvidos.

A formatura da turma será nesta quinta-feira, às14h, na Cavalaria PMMG (Platina, 580 - Prado). Daniel Borja, presidente da ABCCMM, será o Paraninfo.