Neto de Criador Necessita de Doação de Medula

Família faz mobilizações

  • NACIONAL
  • 26/10/2015
  • 12h35

POSTADO POR ABCCMM EM QUINTA-FEIRA, 14/05/2015

 

Paulo Sérgio, de cinco anos, neto do associado Paulo Sérgio de Carvalho Chagas – Haras das Três Meninas – necessita de um transplante de medula óssea para se curar de uma Leucemia e, para isso, precisa de doadores. Parentes e familiares estão organizando para o próximo domingo, 17/05, concentrações marcadas para às 9h30, com saída às 10h, visando obter doadores que eventualmente poderão ser úteis para Paulinho. As passeatas sairão do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Praça do Lido, em Copacabana (RJ).

A iniciativa pode ajudar não só o neto de Paulo Chagas, mas também outras pessoas. Atualmente, a criança está internada no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora (MG), onde faz Quimioterapia. Também para estimular o maior número de doadores e conseguir um que seja compatível com Neto, a família organizou um grupo no Facebook. O endereço é #JuntosPeloPaulinho. 

 

Etapas para a doação – A doação de medula é uma coisa simples e compreende as fases de visita a um dos centros de alistamento (no Rio de Janeiro, é o Hemorio ou o Instituto Nacional do Câncer – INCA), entrevista para tomar conhecimento do processo e retirada de 5 a 10 ml de sangue que irá para o Banco de Medula Óssea nacional. Além disso, é feito o preenchimento dos dados de cadastro. Para doação, a recomendação é de que a pessoa tenha de 18 a 55 anos. Feito o cadastro no INCA, o doador é chamado caso sua medula seja compatível com algum paciente no futuro. Novos testes podem ser necessários posteriormente para verificação de compatibilidade.

 

Em que consiste – A operação de doação de medula, que salva vidas, é a retirada de um pouco do tutano do osso helíaco ou similar. Este líquido é despachado para o paciente e o transplante é feito no hospital onde ele está internado. O cadastro de doadores e pacientes é nacional e a fila é controlada pelo INCA.