Cinemarcha

A marcha sob as lentes da ciência

  • NACIONAL
  • 26/10/2015
  • 12h15

    Durante a 34ª Nacional acontecerá o estudo Cinemático do Cavalo Mangalarga Marchador envolvendo morfometria, cinemática (descrição do movimento) e genética da Marcha Batida e da Marcha Picada da raça. 

    Tema de doutorado da médica veterinária Mayara Gonçalves Fonseca sob orientação do professor Guilherme de Camargo Ferraz, do Laboratório de Fisiologia do Exercício Equino e Farmacologia (LAFEQ) da UNESP de Jaboticabal, o trabalho contará com o uso de 18 câmeras em uma estrutura que será adequada para receber os animais que serão filmados.

     A pesquisa pretende fazer uma caraterização quantitativa e detalhada de vários aspectos cinemáticos da marcha da atualidade, utilizando sistema de análise de movimento tridimensional (3D) em tempo real com dez câmeras digitais ópticas de alta velocidade. O diagrama, a dissociação e os movimentos das articulações serão avaliados em cavalos e éguas premiados, mais itens que permitirão levantar informações sobre a dinâmica da Marcha Batida e da Marcha Picada de qualidade, que não pode ser avaliada pelo olho humano.

Serão analisadas, também, quais medidas morfométricas (comprimentos e angulações ósseas) obtidas no cavalo imóvel e se estão diretamente relacionadas à qualidade da marcha, tanto no diagrama, quanto na flexão e extensão dos ângulos articulares durante o movimento.

    Após a coleta de dados na Nacional 2015, Mayara passará para outra etapa do estudo, que será processar as informações obtidas. O resultado prévio da pesquisa está previsto para sair em novembro de 2015. “Acredito que vamos contribuir para o crescimento da raça. Queremos obter informações mais precisas e objetivas. Uma nova forma de enxergar a marcha, só que agora sob a lente da pesquisa”, concluiu.