Nutrição de Equinos foi o tema abordado na primeira palestra técnica da Nacional

Palestrante passou noções de anatomia do trato digestivo, fisiologia e dietas específicas para animais atletas, mas, o público, ao final, queria também saber da nova linha de rações da Guabi

  • Bernardo
  • 15/07/2016
  • 08h54

Realizada hoje, 15 de julho, no auditório do IMA, a palestra “Nutrição de Equinos com Foco no Mangalarga Marchador”. Sigismundo Fassbender de Rezende Júnior, zootecnista e gerente de Produtos do Grupo Guabi, foi quem ministrou a palestra.

Ele abriu o evento informando que a nutrição de cavalos representa hoje 60% do custo de um haras. Disse que, com o ganho genético que vem ocorrendo no Marchador nos últimos anos, as exigências com nutrição passaram a ser maiores. Ele informou q

ue o desempenho do cavalo atlético está relacionado a vários fatores, dentre eles, tipo morfológico versus aptidão, fatores individuais, treinamento, genética e também a nutrição.

Em seguida, para dar consistência e elucidar o tema tratado, Sigismundo citou trecho de uma pesquisa do estudioso sobre o assunto (Wolter, R. 1975) que diz: “A fisiologia digestiva do cavalo se caracteriza por intensa mastigação, grande rapidez do trânsito gástrico, uma digestão enzimática breve, porém intensa no intestino delgado e uma prolongada ação microbiana nos grandes reservatórios do intestino grosso".

Segundo o palestrante, cavalo foi feito para comer capim, mas necessita também de ração. “Cavalo não pode comer ração com fome. Ele tem que comer forragem antes”, alertou. Comentou sobre os processos de fabricação das rações e explicou cada um deles, desde a laminada, a peletizada e a extrusada e informou que o que importa é a qualidade da proteína presente na ração.

Sigismundo ressaltou ainda sobre a importância da água na alimentação dos equinos e falou sobre as vantagens do óleo vegetal. Fechou os trabalhos deixando uma receita: “O fornecimento de concentrado deve se limitar de 0,5% a 1,5% do peso vivo do cavalo, sempre depois do volumoso e nunca trabalhar com o animal imediatamente depois que ele ingeriu a ração”. Sintetizando seu trabalho, o palestrante passou noções de anatomia do trato digestivo, fisiologia e dietas específicas para animais atletas.

A palestra foi aberta a perguntas do público. Houve um grande interesse sobre duas novas linhas de rações lançadas pela Guabi, empresa que Sigismundo representa. Ele respondeu que Equitage Fibra foi pensada para aqueles criadores que têm limitações de forrageiras e que o produto tem todos os nutrientes além de alfafa e que é ideal para animais que precisam ganhar um pouco de peso e massa, para, por exemplo, irem melhor para os leilões. Finalizou o encontro com comentários sobre a Guabitech Beet, ração feita a partir da polpa de beterraba que, segundo ele, apresenta alta fonte de energia para cavalos atletas.