Abertura da 35ª Nacional foi um sucesso e bastante prestigiada

Políticos, autoridades e a família do Mangalarga Marchador marcaram forte presença

  • Bernardo
  • 16/07/2016
  • 11h15

Aberta oficialmente, hoje, 16 de julho, a 35ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. A solenidade teve início com a apresentação da banda de música da PM de Minas Gerais. Sob a regência do 1º tenente Reinaldo Tavares, do 1º tenente José Geraldo dos Santos e do 2º tenente Eleônio Ribeiro da Cruz foi executado o Hino Nacional e houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Mangalarga Marchador.

Dentre as presenças ilustres, o chefe do cerimonial, Paulo Leite, anunciou o senador Ronaldo Caiado, o deputado federal Eros Biondini,  o deputado federal Carlos Melles, o deputado federal Rodrigo Pacheco, o deputado estadual Fabiano Tolentino, o ex-governador Alberto Pinto Coelho, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Diniz Pinheiro, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de Minas Gerais Nivaldo da Silva, o presidente da Ruralminas Luiz Afonso Vaz de Oliveira, o Superintendente Técnico da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG) Altino Rodrigues Neto, o vereador Lúcio Bocão, o diretor de Planejamento do IMA José Antônio de Freitas Campos e o diretor de Meio Ambiente da Polícia Militar Cel. Idzel Mafra Fagundes.

Apresentação da família B. Oliveira e do cantor Igor Silveira, do The Voice

Em seguida, o criador Marcelo Baptista de Oliveira, com a esposa Sophia e a filha Victória, representando a família do Marchador, foram convidados a irem a pista. Eles viajaram o mundo a cavalo e entraram acompanhados de 12 éguas, representando também os 12 mil associados da ABCCMM.

Terminada a apresentação, homenageando as crianças, o cantor de dez anos Igor Silveira, que participou do The Voice, cantou a música Romaria.

 

 Colaboradores homenageados

 Na sequência, autoridades e membros da Diretoria da ABCCMM foram convidados a subir ao palco, quando começaram as homenagens. Juventino Gomes de Miranda Filho, Luiz Antônio Peres Flores e Paulo Cézar Dias foram homenageados com a entrega do diploma de colaborador Emérito da raça Mangalarga Marchador pelo diretor Jonas Oliveira da Silva.

Já a entrega do diploma de Grande Benemérito da raça e medalhas foram feitas pelo diretor Financeiro da ABCCMM, Adolfo Géo, a Luiz Maurício Cabalzar e Maria Helena Cazzani.

Posteriormente, houve a apresentação do cavaleiro Sérgio Faria, do Haras Maripá, que mostrou as qualidades, dentre elas a docilidade, do Mangalarga Marchador se utilizando de dois animais na pista principal.

 Grande Cavaleiro e homenagem a Ronaldo Caiado

 Mais homenagens, dessa vez, aos Grandes Cavaleiros da Raça Mangalarga Marchador. Foram convidados para receber os diplomas e medalhas das mãos de Maurício Zacarias Constâncio Filho e Tarcísio Junqueira Pereira os criadores Alberto Jorge de Albuquerque Fontan, Aluízio Maciel Pereira, representado por seu filho, Aluízio Maciel Pereira Filho, Adão Cláudio da Silveira, representado por Paulo Sérgio de Mello Silva, Carlos Bernardo Torres Rodenburg, João Baptista de Oliveira Filho, José Silvestre de Araújo e Walter Soares Ribas.

Pelos relevantes serviços prestados à raça Mangalarga Marchador o presidente Daniel Borja entregou placa ao senador Ronaldo Caiado. Uma homenagem especial, foi feita também ao criador Wander Melo, do Haras Visão, que recebeu uma escultura em bronze desenvolvida pela artista Mara Maria Botelho e que era uma releitura de uma foto do criador durante uma cavalgada.

 Homenagens “In Memorian”

 Como é tradição nas Nacionais procedeu-se às homenagens “In Memorian” recebidas pelos familiares de Adnar Monteiro de Paula, Caio Manso Franco de Carvalho, Eliana Guimarães de Queiroz, Fernando Diniz Olivé, Gerson Ferreira Varella Filho, Josélio Rosa Machado, Maurício Zacarias Constâncio, Mauro Vilela Andrade, Renato Vieira Marques, Tadeu Correa de Azevedo e Vallecio Chieppe. Também foram homenageados Paulo Henrique Costa Almeida, Marcos Cardoso Nardelli e Hélio Bello Cavalcanti, cujos familiares não puderam comparecer.

 

Discurso do senador

 Ronaldo Caiado foi convidado para proferir seu discurso. Ele cumprimentou a Diretoria da ABCCMM em nome do presidente Daniel Borja, além dos políticos presentes e o público.  Disse que era uma alegria estar na abertura da 35ª Nacional e parabenizou a Associação por ter escolhido a família como tema do evento. “A família é o que nos une”, ressaltou.

E continuou: “Estamos celebrando um evento que mostra o Brasil que produz. Gostaria de dizer que aqui estou me sentindo em casa, no meu habitat, pois todos nós temos essa paixão em comum que é o Mangalarga Marchador. Esta raça que tão bem representa esse país e sua história”, agradeceu Caiado.

O senador fez questão de citar seu avô, Antônio Ramos Caiado, pais, irmãos e primos que apreciam a raça Mangalarga Marchador. “Meu avô, político, tantas vezes foi montado de Goiás Velho a Araguari para pegar o trem para a capital”, finalizou.

Palavra do presidente

 Daniel começou seu discurso ressaltando que era com muita alegria que recebia a todos no Parque da Gameleira para a 35ª Exposição Nacional. Agradeceu a todos presentes e destacou a presença do senador Ronaldo Caiado, a sua postura de pessoa que busca o caminho certo e que mostra para o povo que é pessoa de bem.

Em seguida, disse que o tema Família o sensibilizava. Agradeceu o apoio de seus familiares, em especial, da esposa, Juliana. Fez diversos outros agradecimentos e citou cada membro da sua Diretoria. Exaltou o fato de a ABCCMM comemorar aniversário neste dia, falou dos 12 mil associados e do número recorde de animais, cerca de 1.800 exemplares nesta Nacional.  Destacou os projetos Marchadores pela Vida, Avante Marchador e agradeceu a equipe do MMTV. Por fim, mostrou-se feliz com o recorde de público alcançado nos primeiros dias do evento.

 

(*) Mais fotos, em breve nas redes sociais da ABCCMM