Equipe da PUC Minas desenvolve pesquisa na Nacional

Trabalho permitirá determinar a idade dos cavalos por meio da avaliação da cronologia dentária.

  • Bernardo
  • 18/07/2016
  • 09h23

Durante a 35ª Nacional do Mangalarga Marchador a professora do curso de Medicina Veterinária da PUC Minas das unidades Betim e Praça da Liberdade, Maria Coeli Gomes Reis Lage, esteve no Parque da Gameleira desenvolvendo seu trabalho de pesquisa intitulado “Determinação da Idade de Equinos por Meio da Avaliação da Cronologia Dentária”.

Com o apoio da ABCCMM, através do diretor de Eventos, Jonas Oliveira, ela vai conseguir dar prosseguimento ao estudo iniciado há cerca de dois meses com previsão de término em fevereiro de 2016, sendo este um trabalho de conclusão de curso. Durante a exposição, ela e a equipe composta por duas estudantes da PUC, Ariádne Maria Dominick Romano Maciel e Veridianna Boffa Santos Marques, deverão fotografar a face oclusal dos incisivos inferiores de cerca de 250 Marchadores.

O objetivo do trabalho é associar a cronologia dentária com o desenvolvimento do indivíduo, confirmar a idade dos registros de nascimento, quando se trabalhar com animais de livro aberto e atualizar os referenciais desta avaliação. A pesquisa servirá também para comparar o desgaste dentário de exemplares a campo com os de exposição, estabelecer um comparativo com outras raças (Campolina, PSI, Árabe e Brasileiro de Hipismo), além de produzir uma cartilha atualizada e ilustrada para ser usada por técnicos, médicos veterinários, zootecnistas e até para o próprio criador.