Exposição Brasileira do Criador

Evento é oficialmente lançado em Macaé

  • FLÁVIA ZAGO
  • 06/02/2026
  • 11h31

Realizado na última quinta-feira (05/02), no Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé (RJ), o lançamento oficial da Exposição Brasileira do Criador marcou o anúncio do evento, que acontecerá na cidade fluminense entre os dias 16 e 21 de março.

 

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, em parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Macaé e com a Prefeitura Municipal, a exposição promete reunir cerca de 500 animais, contando com uma infraestrutura criteriosamente planejada para receber criadores e visitantes.

 

Participaram do lançamento, o diretor Social da ABCCMM, Cláudio Sobral de Caiado Castro Júnior; o conselheiro Cleverson de Lima Neves, além de personalidades do meio equestre e diretoria da Associação regional.   

 

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e de outras autoridades que manifestaram grande entusiasmo para receber na cidade um evento do porte da Exposição Brasileira do Criador.

 

Durante a apresentação de um vídeo especial produzido pela ABCCMM, foram abordados detalhes sobre a programação da competição e as expectativas para este ano, com foco na promoção da raça e na mobilização dos criadores. 

 

Campeonato tradicional, a Exposição tem como principal característica a valorização do trabalho de seleção de cada criador, que reflete o momento e estágio técnico das tropas. 

 

Em seu discurso, Caiado ressaltou a importância da Exposição e todo o retorno que ela proporcionará para o turismo da cidade e fomento da raça. “A Exposição Brasileira do Criador é muito mais do que uma competição. Ela é um espaço de encontro, de negócios, de avaliação técnica e de fortalecimento institucional. É também uma vitrine para Macaé, que se projeta nacionalmente como uma cidade preparada, acolhedora e parceira do agronegócio. Tenho certeza de que esta será uma edição histórica, que deixará um legado positivo para a cidade e para a nossa raça”, enfatizou.