O 3º Campeonato Brasileiro de Esporte, realizado de 19 a 21 de setembro de 2025, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, contou com a participação de 147 competidores e 140 animais inscritos para provas esportivas, totalizando 1.429 passadas.
A competição foi iniciada na sexta-feira (19) com a prova de Maneabilidade. Na sequência, o primeiro dia de evento contou ainda com a Solenidade Oficial, com as premiações do Campeonato Brasileiro Caminhos do Marchador e das Provas Esportivas do ano hípico 2024/2025, além das provas de Ranch Sorting.
No sábado (20/09), foi a vez da prova de Seis Balizas. Cavaleiros e amazonas de todas as idades participaram da competição, marcada pela adrenalina. Ainda nesse dia, ocorreram mais provas de Ranch Sorting para os participantes, que aproveitaram cada momento da disputa.
O dia foi marcado ainda pelo Na Brasa BBQ – Cidade do Churrasco – Edição Mundo, com atrações de entretenimento, como fazendinha, espaço kids, festival de carros antigos e feira de artesanato.
O 3º CBE foi finalizado no domingo, com a prova de Três Tambores.
Segundo o diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Maurício Camera Pierrotti, a competição foi um evento que atesta as qualidades do Mangalarga Marchador no segmento. “Celebramos, nesta edição, não só o esporte, mas também o fortalecimento do uso do cavalo como ferramenta de integração entre família e amigos. Nos últimos três anos e oito meses, avançamos de forma significativa em todo o Brasil e este Campeonato Brasileiro foi a prova disso”, comemorou.