Perfil

João Augusto Rodrigues Caldas Varella

  • FLÁVIA ZAGO
  • 28/04/2023
  • 13h43

João Augusto Rodrigues Caldas Varella tem 34 anos, casado e pai da Luísa. Formado em medicina veterinária é natural de Muriaé (MG), mas reside atualmente em Cruzília (MG), onde passa maior parte o tempo.

João conta que o amor pelos cavalos vem de berço familiar. Incentivado pelo pai, que era criador de Mangalarga Marchador, ele estabeleceu vínculo com o meio desde a infância.

Cavaleiro nato, ele ganhou aos seis anos de idade o seu primeiro título nacional conquistado em provas funcionais, as quais participou por vários anos.

Os concursos de marcha e esportes equestres sempre foram as preferências de João Augusto Varella. Atividades que levaram o cavaleiro a aprofundar nos estudos.  

Para o profissional, fazer parte do Colégio de Jurados do Marchador é uma honra. Ele relata que o período de estágio foi de grande valia não somente pela parte técnica, mas também pela relação interpessoal que possibilitou aprendizado, evolução e amadurecimento.

O convívio direto com os integrantes do quadro foi de suma importância para o novo profissional que está animado com a missão.

“Estou muito feliz com essa aprovação, com foco e dedicação tudo é possível. A responsabilidade do jurado é o que considero o ponto mais importante, bem como o caráter, a ética e o compromisso com a zootecnia. No meu ponto de vista, a raça está bem hoje, muito por mérito dos jurados e criadores mais antigos. E vamos trabalhar para que, daqui há algum tempo, nós também teremos dado nossa parcela de contribuição para a evolução do nosso cavalo”.

 "Parabéns ao novo jurado que demonstrou capacidade técnica e conhecimento para atuar nos julgamentos da raça". Henrique Machado, Supervisor e Superintendente do Serviço de Registro Genealógico.