A ABCCMM divulga balanço de 2022

Movimentação positiva

  • FLÁVIA ZAGO
  • 17/01/2023
  • 11h48

Em 2022, o Mangalarga Marchador atuou no cenário da Equideocultura Nacional com o expressivo volume de eventos realizados por todo o Brasil e por tramitações registradas pelo Serviço de Registro Genealógico (SRG) da ABCCMM. 

Dados demonstram a constante movimentação de documentos entre criatórios e consequente desempenho comercial da raça. Foram registrados 41.244 nascimentos, 57.381 cobrições e 23.469 transferências.

Em 2022, a raça não deixou um final de semana sequer sem acontecimentos.

Dentro da perspectiva de crescimento, saldo positivo alcançado com a realização dos eventos. Ao todo, 269 Exposições Especializadas e Copas de Marcha fomentaram as qualidades do Marchador.  

Participação expressiva da raça também nos Enduros, Provas Esportivas, Caminhos do Marchador e Cavalgadas Temáticas. Ao todo, foram 54 eventos destinados ao Mangalarga Marchador além das pistas, oportunidade para comprovar destreza e multifuncionalidade dos animais. 

Enfoque ainda em 2022 para ações que promoveram conhecimento técnico e de manejo sobre a criação do Mangalarga Marchador por meio das aulas teóricas e práticas de aproximadamente 40 Cursos realizados do projeto Mangalarga Marchador Para Todos.

O ano foi fechado com 228 leilões chancelados e 8.620 lotes comercializados nos remates presenciais e online em sua maioria. 


Com adeptos por todo o país, a raça Mangalarga Marchador recebeu no ano passado mais associados, cerca de 210 novos criadores por mês. 


Na perspectiva de fomento, a ABCCMM atingiu a meta e agregou para as plataformas de comunicação novos seguidores no Instagram e audiência expressiva no canal oficial do youtube, Resenha do Marchador e programas do MMTV.