Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Há uma década difundindo as histórias da raça

  • PAULA MAGALHÃES
  • 17/11/2022
  • 17h56

 

A cavalgada da história do Museu, completou a primeira década, numa marcha fascinante que homenageia e mostra ao mundo todos os encantos do cavalo Mangalarga Marchador.

Parada garantida na rota de quem visita o Sul de Minas Gerais, o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no centro de Cruzília completa, nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, dez anos de existência.

Inaugurado em 2012, a instituição guarda em seu acervo, objetos, documentos e memórias de uma história secular, feita de amor, dedicação e muito trabalho no desenvolvimento da raça de cavalos que é genuinamente brasileira e originária na região Sul do estado de Minas Gerais.

Instalado no casarão histórico que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das precursoras da raça, o Museu do Mangalarga Marchador já recebeu mais de 60 mil visitantes, inclusive estrangeiros.

Nesse espaço mágico, no coração da sua terra natal, a mais bela raça está contada em verso e prosa.

O local também integra anualmente a programação das temporadas culturais promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Motivo de orgulho para todos os criadores, o Museu do Mangalarga Marchador é administrado pela Fundação Barão de Alfenas em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador e está de portas abertas para o público.

O Museu está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Informações (35) 3346-1022 / Redes Sociais: Facebook e Instagram: @museummarchador. 

Clique aqui   e assista ao vídeo comemorativo produzido pelo MMTV.