Do campo para as pistas

Crescente participação da raça

  • FLÁVIA ZAGO
  • 09/11/2022
  • 12h46

 

Com presença cada vez mais expressiva de animais da raça Mangalarga Marchador, a Equitação de Trabalho é uma atividade atraente não só para quem pratica, como para os espectadores que acompanham a destreza dos cavalos e éguas nos obstáculos.

 

Dividida em Prova de Ensino (equitação), Prova de Maneabilidade (equitação/habilidade) e prova de Velocidade (cronômetro), a competição agrega valor aos animais e incentiva cavaleiros e amazonas no prazer de montar, além de levar para as pistas a simulação da lida cotidiana das fazendas.  

 

No sábado, 5 de novembro de 2022, aconteceu no haras das Mangueiras, em Itapira (SP), o Campeonato Brasileiro - Copa do Brasil de Equitação de Trabalho 2022 com 54 animais inscritos, sendo 1/3 da raça Mangalarga Marchador.  

 

Entre os exemplares da raça, Santana Caboclo, o cavalo estreante no Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho, sagrou-se 1º prêmio medalha de bronze, concorrendo com animais de diversas raças, além de faturar o campeão da raça Mangalarga Marchador.

 

Para o criador Geraldo Faria, a boa atuação do animal em pista comprova o propósito da sua criação. Ele informa que Santana Caboclo foi também campeão em Minas Gerais, um incentivo a mais para o trabalho de seleção do criador.

 

Incentivadora da atividade, a criadora Sophia Baptista de Oliveira, Haras Maripá, também levou para a competição animais da tropa. Com Paiol de Maripá, ela recebeu o título de vice-campeã Copa Brasil e Brasileira.

 

Para ela, provas assim atestam a multifuncionalidade da raça. “Vejo com muita naturalidade e sinergia a participação do MM na Equitação de Trabalho. A modalidade surgiu com objetivo de fomentar os conceitos básicos da equitação clássica para todas as raças através de provas que simulam o trabalho de cavalos em fazendas. O Mangalarga Marchador se desenvolveu em fazendas, era, desde sua origem, um cavalo funcional, portanto com muitas habilidades principalmente para as categorias de base da Equitação de Trabalho, além de ser muito inteligente e aprender rápido. É uma prova para qualquer amador, em qualquer idade, se divertir com segurança, técnica e adrenalina”.

A ABCCMM parabeniza todos os participantes.

Clique aqui e acompanhe o vídeo.