Balanço semestral

Raça continua em crescimento

  • FLÁVIA ZAGO
  • 11/07/2022
  • 11h07

 

No domingo, 10 de julho de 2022, a Diretoria da ABCCMM completou o seu primeiro semestre de gestão.

A entidade continua em crescimento e atua com relevância no cenário da equideocultura nacional, setor que movimenta R$ 16,5 bilhões ao ano no brasil, e emprega 3,2 milhões de pessoas.

Representada em todo brasil por 51 núcleos de criadores, a ABCCMM está prestes a fechar a marca dos 22 mil associados. Tamanha evolução, a Associação recebeu nos últimos seis meses 1.450 novos sócios, em média 200 criadores por mês.

O Serviço de Registro Genealógico fechou o período com 11.989 nascimentos, 18.519 cobrições, 11.955 transferências e 29.758 resenhas. Nos primeiros seis meses, aconteceram 134 leilões chancelados com participação de 4.614 lotes. Ainda na vertente dos eventos, o primeiro semestre de 2022 foi fechado com 92 Exposições e Copas de Marcha.     

O primeiro semestre foi oportuno para adequações em planos de ações com alinhamento e otimização dos setores da ABCCMM. Na comunicação, incentivo a informação de qualidade distribuída para associados, seguidores e um público segmentado, voltado para o universo do cavalo, por meio das plataformas digitais como portal, redes sociais e MMTV.

Entre as Ações, foi realizada as vistorias nos criatórios pelo Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM, em cumprimento à determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), com início à realização de Auditorias Técnicas em criatórios da raça pelo Brasil.

Na primeira etapa, foram vistoriados 34 criatórios da Região Nordeste do Brasil. Em cada fazenda escolhida foi feita a inspeção de dez indivíduos e seus respectivos documentos. Um total de 340 Marchadores inspecionados. Os estados visitados foram: Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Na perspectiva das resoluções, houve a aprovação do Código de Ética e implantação do novo laboratório credenciado.

Ações para o Marchador no Esporte também foram relevantes do período por meio das Cavalgadas Temáticas realizadas em Cruzília (MG) e Aiuruoca (MG). Uma ação de incremento a atividade que utiliza e reforça toda a versatilidade do Mangalarga Marchador.

A meta da vez da Diretoria é a realização da 39ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, 13 dias de evento, com participação 1600 animais e 561 expositores.