Conceitos técnicos, condutas e metodologias de julgamentos

Mangalarga Marchador em pauta

  • PAULA MAGALHÃES
  • 22/02/2022
  • 17h51

Conceitos técnicos, condutas e metodologias de julgamentos

 

            O Encontro Técnico de Jurados da ABCCMM, ocorrido entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2022, em Confins (MG) foi o primeiro da nova gestão.

        A ocasião foi oportuna para alinhamento de alguns conceitos técnicos, normas de condutas e metodologias de julgamentos adotadas na raça que serão oportunamente levadas e debatidas na próxima reunião do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCMM.  

            No encontro, algumas metodologias de julgamento e questões não ligadas ao CDT, também foram definidas.

        Ficou então decidido, que ao encerrar o julgamento de Marcha, todos os animais deverão ser imediatamente perfilados ao centro da pista para rápida conferência pelo jurado quanto a sangramentos ou qualquer outra anormalidade.

            Na Morfologia, fica reforçada a valorização prioritária entre os animais com os melhores membros e aprumos, além da ordem dos quesitos mantidos respectivamente em: expressão e caracterização; angulações e proporções; equilíbrio e aprumos.  

          No grupo dos mais dissociados da cabeceira, fica concluída a valorização dos animais de maior amplitude de movimento. 

            Vale ressaltar, que o assunto das caudas sem a movimentação natural foi outro tema em questão. Esse tipo de artifício, continuará a ser penalizado nos julgamentos. Foi enfatizado ainda, a desclassificação por má índole com muito rigor.

          Pontos como a colocação correta da sela, saída e chegada do animal a passo quando montado pelos jurados nos concursos e a utilização do microfone para orientar os apresentadores sobre a pressão e velocidade dos animais jovens e adultos também foram debatidos, assim como para orientação dos apresentadores durante a realização da figura da marcha em rédea-livre.

           Segundo Carlos Augusto Sacchi, essa orientação é importante para melhorar a execução. “Cuidar da velocidade durante toda a prova, bem como nos comentários é fundamental. Em breve, lançaremos vídeos tutoriais com explicações oficiais de várias temáticas entre elas, a marcha em rédea livre e a marcha em cabresto livre.”, enfocou. 

         Encontros como esse, foram importantes para trocar ideias e firmar o nosso compromisso em ajustar as questões técnicas, condutas e metodologias de julgamentos que certamente serão fundamentais para a evolução da raça Mangalarga Marchador”, destaca a presidente Crisitana Gutierrez que esteve presencialmente no primeiro dia do Encontro acompanhada da diretora de eventos da ABCCMM, Georgina Penna Costa.

         Assim como aconteceu para os jurados, a Diretoria da entidade já estuda um encontro direcionado aos técnicos de registro da entidade. O evento será divulgado em breve.