IBEqui na Câmara Setorial

Reunião debate pautas prioritárias do setor

  • FLÁVIA ZAGO
  • 05/07/2021
  • 12h09

 

 

A Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou sua 38ª reunião, em formato virtual, na tarde de quinta-feira (01/07). Muitas das entidades que compõem o grupo, inclusive o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), participaram do encontro. Manuel Rossitto, presidente executivo do IBEqui, realizou uma apresentação com as principais pautas do setor e formalizou a criação do ‘Observatório do Cavalo’, durante a sua exposição aos membros da CS.

 

Na ocasião, o presidente da Câmara Setorial, José Carlos Fragoso Pires, passou as informações mais recentes sobre os Grupos de Trabalho e explicou que reuniões extraordinárias haviam sido realizadas nas últimas semanas, após a criação dos GTs, que têm como objetivo focar em alguns temas que afligem a cadeia do cavalo. Apresentações dos grupos de trabalho de Saúde Animal, Bem-Estar, Inovações no Turfe e Inovação e Tributação na Equideocultura, também fizeram parte da pauta.

 

IBEqui na Câmara Setorial

Ainda durante a sua apresentação, Manuel Rossitto contou que os trabalhos continuam. “No último mês ouvimos as entidades participantes para decidir quais serão as nossas pautas prioritárias, para compartilhar com vocês aqui na Câmara Setorial, e chegamos nesses pontos que abordamos na apresentação”, explicou.

 

Entre as pautas estão:

 

          Segurança Jurídica dos Esportes Equestres alinhada com o Bem-Estar Animal;

          Passaporte Equestre para rastreamento (Controle do mormo e anemia infecciosa, inclusive para exportação);

          Imagem do cavalo perante a sociedade;

          Números do setor – dados da cadeia produtiva com estatísticas fidedignas e atualizadas;

          Profissionalização da área de marketing do setor, visando novos patrocínios para as entidades;

          Melhorias na cadeia alimentar e nutrição animal;

          Criação de projetos de funding para fomento do setor;

          Criação de bancada pró-cavalo no Congresso;

          Exportação;

          Disseminação do turismo equestre no Brasil e liberação de parques para cavalgada;

          Estudar possibilidades de desburocratizar a Lei de Incentivo ao Esporte, para o setor do cavalo;

          Ampliação dos trabalhos sociais com o cavalo.

 

O presidente executivo do IBEqui também aproveitou a oportunidade para apresentar o ‘Observatório do Cavalo’, que irá agregar informações sobre o setor num único local. “A ideia é congregar todas as informações para começar a trabalhar na atualização dos números do setor e mostrar a grandeza do cavalo dentro do agronegócio”, completou Karina Poschen Bianco, secretária executiva do IBEqui.

 

Rossitto sugeriu para o presidente da CS da Equideocultura, José Carlos Pires, a inclusão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no grupo, para ajudar na atualização dos dados do setor. “Vamos agendar encontros com a CNA para que nos auxiliem nos pleitos futuros e agregar o IBGE e outras entidades, para complementar cada vez mais os nossos trabalhos na Câmara Setorial de Equideocultura e nos fortalecer”, finalizou Pires.