Homenagem

José Lúcio Rezende

  • FLÁVIA ZAGO
  • 07/08/2020
  • 12h41

 

É com imenso pesar que a ABCCMM comunica, nesta sexta-feira (7 de agosto de 2020), o falecimento do ex-presidente e criador, José Lúcio Rezende, titular do prefixo Mocambo.

Sempre atuante na raça, José Lúcio, presidiu a entidade de 1979 até 1982. Após a gestão, integrou também o Conselho Superior, sempre com louvor nos pareceres e decisões.

Era engenheiro civil e construiu uma história de sucesso que muito colaborou para a expansão da raça. Foi durante o seu comando, que a ABCCMM adquiriu o 13º e 14º andares de sua sede, localizada à rua Goitacazes, 14, no Edifício Bom Destino, Centro de Belo Horizonte.

Visionário, ele implantou a estruturação financeira e administrativa da entidade, sendo introduzido o sistema de cobrança.

Foi com ele também que surgiu a ideia daquela que seria a Boutique Mangalarga Marchador, com a autorização da Diretoria para a confecção de bonés com o logotipo da entidade para fins comerciais.

Foi com José Lúcio que a Diretoria tomou a iniciativa de constituir uma comissão de criadores e técnicos entre os mais competentes e conhecedores do cavalo, para elaborar um novo padrão para a raça, que foi aprovado pelo MAPA.

No final da década de 70 e início dos anos 80, lançou a ideia do seu primeiro Boletim Informativo oficial com a finalidade de veicular os eventos da raça e o dia a dia da entidade.

Na gestão de José Lúcio Rezende foi realizada a 2ª Convenção do Cavalo Mangalarga Marchador em Caxambu, entre os dias 11 a 13 de setembro de 1981, evento que teve ótima repercussão na época. Defensor da Marcha genuína, ele comentou em 1995, em entrevista à Revista Mangalarga Marchador, o seguinte: “Defendo o aprimoramento do andamento, sem prejuízo para a comodidade. O extraordinário crescimento da raça no país deu-se quase que unicamente pela preferência do usuário do cavalo pelo andamento marchado”.

Aos filhos do criador, Silvana, José Lúcio Filho, Sônia, Carmen e Cristina e demais familiares, extensivo ao também ex-presidente Eduardo Simões (genro), os sinceros sentimentos da Diretoria e dos funcionários da ABCCMM. A raça está de luto.