Objetivos da raça

Os objetivos da raça – também conseguidos através do adestramento dos animais – são as exposições, os concursos de marcha, o enduro, a lida com o gado, Equoterapia, as cavalgadas e as provas funcionais.

A fácil atuação do Mangalarga Marchador frente a obstáculos naturais demonstra sua aptidão nata para o trabalho e esportes em geral. Os animais da raça têm valorização crescente pela comodidade da marcha, que garante conforto ao cavaleiro, e pela resistência para percorrer longas distâncias.

A condição de ser um animal resistente, dócil, cômodo e com regularidade permitiu ao Mangalarga Marchador entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes. Entre maio de 1991 e julho de 1993, três cavaleiros – Jorge Dias Aguiar, 64 anos, Pedro Luiz Dias Aguiar, 60 anos, e o capataz de Pedro, José Reis, 65 anos – e seis animais da raça fizeram uma cavalgada durante aqueles dois anos entre os pontos mais distantes do Brasil: de Oiapoque, no Amapá, ao Chuí, no Rio Grande do Sul, pelo projeto “Brasil 14 mil”. Com o retorno a São Paulo, percorreram 19.300 quilômetros.

Considerada uma das maiores estratégias de marketing feitas com a raça, o projeto acabou transformando-se na “Cavalgada Mercosul - Projeto Brasil 14 mil”, com a inclusão da Argentina e Paraguai, totalizando 25.104 quilômetros.

A Exposição Nacional, a mais importante mostra do Marchador, é realizada desde 1982 pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, e dela só participam animais credenciados, que tenham conquistado antes títulos de Campeão ou Reservado Campeão nas exposições oficializadas pela entidade no país.

Em 2015, a 34ª Exposição Nacional reuniu 417 expositores de vários estados e 1.370 animais participantes. Em 2016, a 35ª Exposição Nacional será realizada de 13 a 23 de julho.

Exposições

Copas de Marcha

Esportes

Ranking

Av. Amazonas, 6020 - Gameleira - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
CEP: 30510-000
Email: abccmm@abccmm.org.br
Telefax: (31) 3379-6100

Design, Desenvolvimento, Coordenação: ABCCMM - Equipe TI

Ir para o topo