Informativo Semanal

CBM na Bahia, Fiera Cavalli 2013, Copa do Haras Porto Azul, Caminhos do Marchador, MMTV, Curso para universitários

  • Nicolas
  • 06/10/2015
  • 10h22

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 08/11/2013

CBM na Bahia

O XVII Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM) e a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador acontecerão de 3 a 8 de dezembro de 2013, no Parque de Exposições de Salvador (Av. Luís Viana Filho - Itapuã, Salvador - BA, 41130-530), durante a FENAGRO, tradicional feira agropecuária baiana. 

O árbitro Roberto Alves Ribas está escalado para julgar as provas de Morfologia. No Andamento estão Bruno Fillipe de Souza Lima e Silva, Fabiano de Abreu Bittencourt e Márcio Meirelles Leite.

As inscrições para as competições poderão ser feitas pelo site www.abccmm.org.br e estarão disponíveis aos interessados até 14 de novembro de 2013.

 

Brazilian Saddle Horse, na Fiera Cavalli 2013

Mais uma das ações do projeto Brazilian Saddle Horse, parceria da ABCCMM e Apex Brasil para a divulgação do cavalo de sela brasileiro, vem sendo desenvolvida. Desta vez é a participação na Fiera Cavalli 2013, evento que está sendo realizado desde ontem (7/11) a 10 de novembro, em Verona, na Itália.

Para isso foi montado na feira um estande de 24m2, reunindo, além da ABCJPêga, os Haras Maripá, El Far, da Figueira e Conforto, representado o Mangalarga Marchador. A raça realizará suas apresentações no evento com cinco garanhões pertencentes aos referidos haras.

Hoje, a raça fez duas belas apresentações, especialmente a realizada no Salão Ibéria. Representantes da raça presentes no evento, como o vice-presidente Antônio Sérgio Quadros Barbosa, relataram que está havendo um grande interesse dos visitantes pelo Mangalarga Marchador.

A grande visibilidade da Fiera Cavalli para o mundo equestre se traduz em números. O evento, na edição de 2012, foi visitado por 156 mil pessoas que puderam acompanhar as performances de 60 diferentes raças representadas por 2.500 exemplares. A feira marca também a participação de 45 associações de criadores de cavalos, 20 delegações estrangeiras e 650 expositores. Em 2012, 650 jornalistas fizeram a cobertura do evento, que contou com 160 provas esportivas.

As próximas ações do projeto Brazilian Saddle Horse são a participação na Pferd & Jagd, de 6 a 8 de dezembro, em Hannover, Alemanha, e no Marchador Fest que acontecerá no início do mês de dezembro, quando será lançada a sela Marcha Premium.

 

Copa do Haras Porto Azul

A partir de 1º de dezembro está liberada a participação de equinos nos diversos eventos (copas de marcha, cavalgadas, exposições, dentre outros) realizados no Espírito Santo. Os animais inscritos nestes eventos deverão apresentar exames laboratoriais negativos de diagnóstico para o mormo e a inexistência de sinais clínicos da doença. A informação é do Núcleo Capixaba e foi confirmada juntamente ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Portanto, os criadores capixabas se organizam para a realização da Copa de Marcha do Haras Porto Azul, dia 14 de dezembro de 2013, no próprio haras, na cidade de Anchieta.

 

Caminhos do Marchador

 A quarta etapa do projeto Caminhos Marchador será realizada neste final de semana. O evento acontecerá no Haras Campello, em Santa Luzia (MG), onde os participantes poderão desfrutar das belas paisagens da região.

MMTV

Acompanhe neste domingo, às sete da noite, pelo Canal Rural, as matérias do MMTV. Na programação, entrevistas, reportagens e dicas de tudo que acontece no fascinante universo do Mangalarga Marchador. Entre os destaques, a história do Haras Recanto das Pedras, em Brumadinho (MG) e todas as emoções do Caminhos do Marchador, em Barra do Piraí (RJ). Ainda no roteiro, a cobertura da 1ª Copa de Marcha de Cabaceiras do Paraguaçu (BA), a agenda dos eventos de novembro e o quadro Curiosidades. Imperdível.    

 

Curso para universitários

Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais compareceram em peso hoje no auditório da ABCCMM, para o Curso da Raça Mangalarga Marchador para Universitários - Nível 1.

Esta é a primeira vez, que o projeto Mangalarga Marchador para Todos recebe uma turma exclusiva de estudantes desta universidade.

Promovido pela ABCCMM e pelo Grupo de Estudos da Escola Veterinária da UFMG, o curso se estenderá neste final de semana, com aulas práticas no Haras Forum, em Pedro Leopoldo (MG).

Todo o conteúdo do curso está sendo ministrado pelo veterinário, árbitro e coordenador do projeto Mangalarga Marchador para todos, José Ferraz e pelo diretor executivo da ENA Tiago de Garcia Resende.

A história da raça, o manejo, a nutrição, o Serviço de Registro Genealógico e as metodologias do julgamentos de Morfologia e Marcha foram os temas escolhidos para os estudantes.