Informativo Semanal

Visita de norte-americanos, Chineses conhecem o MM, Nova Diretoria, Núcleos de São Paulo, Exames de DNA também na UFSCAR, Caminhos do Marchador, MM para todos, MMTV

  • Nicolas
  • 06/10/2015
  • 10h22

POSTADO POR ABCCMM EM SEGUNDA-FEIRA, 27/01/2014

Visita de norte-americanos

            A ABCCMM recebeu nos dias 15 e 16 de janeiro de 2014, a visita do casal de criadores norte-americanos Jacob Martinez (membro da Associação Americana – USMMA)e Thereza Longo, proprietários do Rancho de Los Cielos, que fica na Califórnia, (EUA).

            Pela primeira vez no Brasil e em férias, eles visitaram os haras Morada Nova, em Inhaúma (MG), Portal do Marchador, em Betim (MG) e Maripá, em Jaguariúna (SP).

            Durante o passeio nos criatórios mineiros, os americanos foram acompanhados pelo diretor executivo da ENA, Tiago de Resende Garcia, e pela veterinária e instrutora de Equitação, Kate Barcelos. Na oportunidade, eles trocaram experiências e viram de perto como funciona o manejo dos animais no país.

            Jacob e Thereza também estiveram no berço da raça e visitaram o Museu Nacional Mangalarga Marchador, em Cruzília (MG).  

 

Chineses conhecem o MM


            Na última segunda-feira (20 de janeiro de 2014), a ABCCMM recebeu a visita de Han Guo Cai e Zeng Shenming, professores e pesquisadores da China Agricultural University de Beijing.

            Articulada pelo professor da Escola Veterinária da UFMG, José Monteiro da Silva Filho (conhecido no meio como Capela), a viagem dos chineses ao Brasil foi oportuna para a divulgação da raça Mangalarga Marchador, tendo em vista que a China foi o quinto maior importador de cavalos, asininos e muares em 2012.

            Segundo o site especializado em Comércio Exterior, International Trade Center (ITC), a China é o maior importador de animais, com 243.659 exemplares importados em 2012.  

            Acompanhados pelo professor Capela, pelo diretor executivo da ENA, Tiago de Resende Garcia, e pelo gerente do projeto Brazilian Saddle Horse, Ricardo Xavier, os chineses estiveram no Haras Portal do Marchador, em Betim (MG). Lá eles conferiram, pela primeira vez, as qualidades do cavalo Mangalarga Marchador, levando uma boa impressão da raça.

 

Nova Diretoria

            A Associação Americana (USMMA) elegeu no início de janeiro de 2014, a sua nova Diretoria, composta dos seguintes membros: Rick Schatz (presidente), Jeffrey Bosley (vice-presidente), Laurie Klassen (secretária) e Linn Kelley (tesoureira). Entre os outros membros estão Jacob Martinez, Tia Nelson, Rox Rogers e Dana Johnsen.

 

Núcleos de São Paulo


            Dirigentes dos Núcleos Bandeirantes, Marcha Vale, Alta Mogiana e Castelo se reuniram no início de janeiro de 2014, na  capital paulista, para definirem o calendário do ano. A realização e a elaboração da agenda de eventos no estado de São Paulo foi o principal tema de discussão do encontro.

            Segundo o presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Jundiaí, Região e Circuito das Águas (Núcleo Bandeirantes), Wilson de Biase, o encontro foi oportuno para os presidentes ajustarem as datas dos eventos de 2014, sem risco de coincidência de datas entre uma exposição e outra.  A conciliação de datas possibilitará a união de amigos e a participação de todos os núcleos nas competições, informou Wilson.

            Durante o encontro foram discutidos outros temas tais como a premiação estilizada, realização de um leilão, incentivo às provas esportivas e sociais, além do manifesto assinado pelas entidades pedindo maior apoio da ABCCMM aos eventos. 

 

Exames de DNA também na UFSCAR


            Mais um laboratório foi credenciado junto à ABCCMM para a realização de exames de DNA. Trata-se do Laboratório de Genética da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em São Paulo. O preço do exame é R$ 40,00 por amostra e o prazo de entrega será em torno de dez dias. 

            O material coletado deverá ser encaminhado para o Laboratório de Genética de Animais Domésticos, Departamento de Genética e Evolução da UFSCAR. O endereço é Rodovia Washington Luís, km 235, CEP 13565-905, São Carlos (SP).

            Os contatos para técnicos e criadores são: Arminda M. P. Conti Mascaro (gerente administrativa), tel. (16) 3351-8317, e-mail atendimento.gado@ufscar.br; Taciana P. M. Theodoro (assistente administrativa), tel. (16) 3351-8331, e-mailatendimento.gado@ufscar.br; Maria Helena Teixeira (assistente administrativa do Departamento Financeiro), tel. (16) 3351-2020, e-mail financeiro.gado@ufscar.br e Dra. Terumi Hatanaka (responsável técnica), tel. (16) 3351-8762, e-mailcoordenacao.gado@ufscar.br. Informações via Skype: atendimento.gado e ainda facebook.com/LaboratorioGadoUFSCar.

 

Caminhos do Marchador 

            O ano de 2014 reservará muitas emoções para os participantes do Caminhos do Marchador. O primeiro local que sediará o evento em 2014 será a praia de Jericoacoara (CE), onde acontecerá a 5ª etapa. A competição está marcada para acontecer de 14 a 16 de fevereiro de 2014. Participe! Informações: Departamento de Esportes da ABCCMM (31) 3379-6146.

 

MM para todos

            Fique por dentro da agenda dos cursos do projeto Mangalarga Marchador para Todos em 2014 através do site da ABCCMM. Em nossa página principal, dentro do item “seções”, o internauta deverá clicar no link “cursos”, e automaticamente aparecerão as cidades que sediarão as aulas. Informações com José Ferraz (31) 8430-6249 ferraz@abccmm.org.br ouElder (31) 8412-0291 elder@abccmm.org.br.

 

MMTV

            No MMTV do próximo domingo, o telespectador acompanhará a reprise dos melhores momentos da 32ª Exposição Nacional. Na programação, a emocionante cerimônia de abertura, os melhores animais da competição, criadores e peões estreantes e a prova do Team Penning. Ainda em pauta, o programa repetirá a união das criadoras na Cavalgada do Batom de Catalão, em Goiás. Vale a pena conferir.