Informativo Semanal

Abertura SuperAgro, Presença do presidente Magdi, Julgamento do Marchador, Leilão dos Pavilhões da 33ª Nacional, Marchador na Alemanha, Caminhos do Marchador, MMTV

  • Bernardo
  • 07/10/2015
  • 14h13

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 06/06/2014

Abertura SuperAgro         

            A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Faemg) realizam de 3 a 8 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a 54ª Exposição Estadual Agropecuária SuperAgro. Com mais de cinco décadas de história, a SuperAgro reúne nesta edição cerca de 1.100 animais de 11 raças, incluindo bovinos de corte e leite e equídeos de propriedade de criadores de Minas e de outros estados.

                A abertura oficial do evento, que aconteceu ontem (5/6/14), contou com as presenças do governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, secretário de Estado do Meio Ambiente, Alceu Torres, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), José Ricardo Ramos Roseno, diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, e do presidente da ABCCMM, Magdi Shaat.

          

Presença do presidente Magdi

Após a cerimônia de abertura, Magdi Shaat acompanhou o governador até o centro da pista. Na oportunidade, Alberto Pinto Coelho visitou o espaço de julgamento e tirou fotos ao lado de alguns animais da raça Mangalarga Marchador que participavam do evento. 

Para Magdi, a exposição é uma vitrine para todas as raças. É um momento oportuno para os criatórios mostrarem o andamento dos trabalhos e a evolução genética das raças. Eventos assim proporcionam abertura extraordinária de mercado, especialmente para novos criadores e usuários. As agropecuárias são fundamentais para todas as regiões do Brasil, elas são base de conhecimento. Fico feliz em ver escolas trazendo crianças para visitas ao parque. Esse contato com o campo é importante para a formação cultural, informou.

         

Julgamento do Marchador

A raça Mangalarga Marchador marca presença na SuperAgro 2014 com 140 animais inscritos. Os julgamentos vão até amanhã (7/6/14), data que acontecerá o Grande Campeonato.

 

Leilão dos Pavilhões da 33ª Nacional

Será no próximo dia 25 de junho (quarta-feira), às 16h, o Leilão dos Pavilhões da 33ª Exposição Nacional.  Ao todo serão vendidas 28 (vinte e oito) áreas que poderão ser compartilhadas por um ou mais haras, visando alojar somente animais inscritos para os julgamentos da exposição, que não estarão dispensados da taxa de inscrição do evento.

O remate, que será presencial, acontecerá no auditório da ABCCMM, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), e será aberto aos associados quites com a entidade.

 

Marchador na Alemanha

O diretor Executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA), Tiago de Resende Garcia, esteve em Gestue Kreiswald, na Alemanha, para o evento denominado Working Marchador, realizado de 14 a 21 de maio de 2014. O encontro ocorreu na propriedade do criador Robert Schmitt com a finalidade de divulgar a raça MM e suas qualidades.

Para Tiago, este foi um dos eventos com maior participação de público, incluindo criadores, simpatizantes e admiradores do MM, ocorrido na Alemanha, no qual os presentes puderam acompanhar exemplares realizando provas de adestramento clássico, funcionais e de marcha. Segundo ele, houve também uma competição muito semelhante ao Team Penning.

Mais de 20 conjuntos fizeram as diversas provas com a participação de cavaleiros mais experientes e de iniciantes, além de crianças. Tiago informou que há hoje uma preocupação muito grande por parte dos alemães de criar um envolvimento maior de jovens com a raça, tanto que a Associação Europeia do MM tem um departamento próprio para estimulá-los.

A prova de marcha foi julgada pelo diretor da ENA e as demais por árbitros específicos. O ponto extremamente positivo detectado por Tiago durante o encontro foi que as provas exploraram todas as qualidades do MM. O evento serviu para avaliar desde o andamento, ou seja, a marcha, bem como a inteligência, temperamento e a funcionalidade dos animais. Foi muito positivo, concluiu.

 

Caminhos do Marchador

Começa hoje a 11ª etapa do Caminhos do Marchador. O evento acontece em Gravatá (PE). A competição termina no próximo domingo, 8 de junho. A prova, que já esteve em Barbacena (MG), Jaguariúna (SP), Barra do Piraí (RJ), Santa Luzia (MG), Aquiraz (CE), Ipoema (MG), Itabira (MG), Campo Maior (PI), Lapa (PR) e Rochedo de Minas (MG).

 

MMTV

O MMTV desta semana visitou o criatório de José Henrique Veloso, o Haras Barra Zero, com uma tropa formada por 80 marchadores. Foi a Domingos Martins (ES), para captar os melhores momentos da 6ª Exposição Especializada.

O programa traz ainda uma cobertura da visita dos americanos e europeus à Central de Transferências de Embriões Criohorse, onde eles ficaram impressionados com a oportunidade de criar a raça fora do Brasil. No quadro Tira Dúvidas, o tema escolhido foi o julgamento de Marcha Picada na 33ª Exposição Nacional. Para finalizar, o MMTV destaca a 31ª Exposição Especializada Caxambu (MG). Vale a pena conferir.