Informativo Semanal

Notícias da Nacional, Projeto de apoio da ABCCMM e MMTV

  • Jornalismo ABCCMM
  • 07/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 11/07/2014


Palestras técnicas

Definidas as cinco palestras que acontecerão durante a 33ª Nacional. Todas elas serão ministradas às 10h30, no auditório do IMA, localizado na mesma via de acesso à sede da ABCCMM um pouco mais abaixo. O objetivo é difundir temas e novidades pertinentes à raça e novas tecnologias.
Dia 25 de julho (sexta-feira) o médico veterinário Roberto Coelho Naves, árbitro, instrutor e gerente do Departamento de Esportes da ABCCMM estará apresentando a Nova Prova Funcional. O novo modelo tem a intenção de priorizar a correta equitação e a seleção de animais de ideal temperamento de sela.
Uma palestra sobre Alterações do Regulamento para julgamentos do Mangalarga Marchador será proferida dia 28 de julho (segunda-feira) por Tiago de Resende Garcia. Além de médico veterinário, ele é diretor Executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA) da ABCCMM. 
    

No dia seguinte, o médico veterinário do Centro Reprodutivo Equestre Criohorse, Renan Reis de Oliveira, estará abordando o tema Utilização, limitações e perspectivas do sêmen congelado em garanhões da raça Mangalarga Marchador. A palestra pode auxiliar criadores e veterinários na tomada de decisão sobre a forma mais adequada de trabalhar com cada garanhão dentro das diferentes realidades.
Dia 30 de julho (quarta-feira) a apresentação será sobre Doma Gentil da ABCCMM e será ministrada por Paulo Roberto Ribeiro. Ele é árbitro da Associação e instrutor de Doma, Equitação, Casqueamento e Ferrageamento da entidade, além de consultor de Equídeos do Globo Rural. Cria o Mangalarga Marchador há mais de 25 anos.
Você já parou para pensar no bem- estar do seu equino? Podemos melhorá-lo?  Este será o tema da palestra da médica veterinária Baity Boock Leal, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2004 e gerente de Produto Linha de Equinos pela Hertape Calier. A palestra de Baity será dia 31 de julho (quinta-feira).

Mais programação

Uma reunião com tratadores e peões está programada para o dia 22 de julho (terça-feira), às 18h30. O evento será no Espaço Redondo. No encontro, a Diretoria da ABCCMM e seu corpo de árbitros e técnicos falarão sobre os procedimentos que serão adotados durante a estadia e julgamentos dos animais no Parque da Gameleira, visando o bem-estar deles. 
No auditório da ABCCMM, dia 1º de agosto (sexta-feira), às 10h, acontece a inauguração da Galeria dos Campeões 2013. No mesmo dia, às 11h, haverá a tradicional reunião dos presidentes de núcleos e associações. 

Estacionamento 

O estacionamento dos caminhões para a Nacional deste ano será no mesmo local de 2013, no Expominas. Este estacionamento é de propriedade e exploração de terceiros, portanto, não faz parte da estrutura que a ABCCMM aluga.  O pagamento deverá ser efetuado diretamente nos caixas da Minas Park, dentro do Expominas. O valor é R$ 45,00 a diária por caminhão e o pagamento feito na hora.


Projeto de apoio da ABCCMM

O Mangalarga Marchador será o assunto da tese de doutorado do médico- veterinário Renan Reis, Mestre em Fisiologia e Reprodução Animal. Ele apresentará segunda-feira, 14 de julho de 2014, na Universidade Federal de Viçosa (MG), a defesa dos parâmetros reprodutivos de garanhões da raça Mangalarga Marchador (comportamento, biometria testicular, aspectos seminais, resistência ao refrigeramento e congelamento de sêmen).     
    

MMTV

O MMTV deste final de semana destacará o Caminhos do Marchador, etapa Sapucaí-Mirim. O telespectador também poderá acompanhar a 1ª Copa de Marcha Haras Estreito realizada no Distrito Federal. O trabalho de seleção do criador Carlos Viotti, do Haras Kavei será mostrado na edição. Ele é um médico apaixonado por cavalos e que teve o primeiro marchador comprado na década de 1980. 

O programa traz ainda uma agenda especial da 33ª Expô Nacional e detalhes da 7ª Exposição Especializada Cruzília (MG). No quadro Tira Dúvidas será possível entender melhor como funciona a Clínica Veterinária do Parque da Gameleira. Quem traz todas as informações é o médico veterinário Cleyton Eustáquio Braga.