Notícias da Nacional

Fique por dentro!

  • Jornalismo ABCCMM
  • 07/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM QUINTA-FEIRA, 24/07/2014

Encontro com peões prioriza bem-estar animal

A Diretoria da ABCCMM reuniu-se no dia 22 de julho com os peões e tratadores que irão trabalhar na 33ª Nacional. O encontro, que teve presença maciça destes profissionais, aconteceu no espaço Redondo, no interior do Parque da Gameleira, e teve como finalidade conscientizá-los sobre o bem-estar dos cavalos da raça Mangalarga Marchador.
Antes da reunião foi distribuída a todos a “Cartilha para o Bem-estar de Equinos da Raça MM” elaborada pela ABCCMM contendo dicas para evitar maus-tratos aos animais, tema enfocado como crime pela Lei 9.605, de 13 de fevereiro de 1998.  
O presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, compôs a mesa juntamente com os membros da Diretoria Antônio Sérgio Quadros Barbosa, Carlos Augusto Karam e José Luiz de Almeida Cruz. Também participaram do encontro o diretor executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA), Tiago de Resende Garcia, e o assessor jurídico da ABCCMM, Frederico Campos, além dos membros do quadro de árbitros da Associação. 
 

Abertura dos trabalhos

O presidente Magdi Shaat começou falando sobre o crescimento de cerca 20% da raça e que a Associação vai bater nos próximos dias na casa dos 9 mil associados. Em função desta expansão, ele disse que o Mangalarga Marchador ficou “visado” e que precisaria do apoio de todos para que tenha o devido respeito no trato e na lida. Informou ainda que para orientar melhor os tratadores sobre o bem-estar dos animais, além da cartilha que foi distribuída, seria montada para esta Nacional uma Comissão para orientar e fiscalizar peões e tratadores sobre o assunto.

Aplaudido, o presidente da ABCCMM passou a palavra ao diretor de Eventos, Carlos Karam que abordou temas como melhoria das acomodações para os tratadores, mudanças no Regulamento de Eventos, Doping, nova Prova Funcional, Ranking e reforçou sobre a necessidade de zelar pela integridade física dos animais.

 

Necessidade de conscientização

Tiago de Resende Garcia também deu ênfase a este último tema detalhando situações que não condizem com o bem-estar animal tais como uso do chicote, sangramento, abuso de medidas de correção dos animais na pista, claudicação e seus critérios de eliminação. A questão de respeito aos animais também foi falada pelo árbitro Carlos Eduardo Federici e por Mário Figueiredo, diretor da Três Barras Ltda., empresa responsável pela organização da pista de julgamento.

Frederico Campos, da assessoria jurídica da ABCCMM, explicou aos presentes detalhes da lei 9.605 que trata como crime os maus-tratos. Informou sobre a necessidade de conscientização sobre o tema, uma vez que ele pode incidir não só para quem realiza os abusos na lida com os animais, mas também pode prejudicar seus proprietários e a própria ABCCMM. 

O diretor da ENA falou para os presentes sobre a nova metodologia do Regulamento de Eventos que será implantada a partir da 33ª Nacional. Para finalizar, convidou a técnica de registro da Associação, instrutora de equitação e médica veterinária Kate Barcelos para explicar o trabalho de pesquisa que ela estará realizando durante o evento. Kate pediu o apoio de todos para que ela e sua equipe possam mensurar os animais, visando elaborar uma curva de crescimento da raça para determinar a idade de fechamento dos ossos, agora com animais de 39 a 60 meses e jovens. Trabalho semelhante já havia sido feito por ela com exemplares adultos.

 

Formada a Comissão do Bem-estar

O presidente da ABCCMM fechou o encontro agradecendo a presença de todos. Terminada a reunião foram definidos os nomes dos membros que irão compor a Comissão do Bem-Estar. São eles: Elder Grossi (gerente de Relacionamento da ABCCMM), Tiago de Resende Garcia (diretor da ENA), José Ferraz de Oliveira Neto (árbitro da ABCCMM e instrutor do Projeto MM para Todos), Henrique de Melo Machado (superintendente do Serviço do Registro Genealógico) e Rodinei Botelho (técnico da ABCCMM). 


Depoimentos

“Este encontro foi importantíssimo para afinarmos a posição de todos tratadores, árbitros e Diretoria para realizarmos uma grande Nacional, cuidando sempre da estrela do show que é o cavalo Mangalarga Marchador. Acho que todos entenderam o recado que foi dado aqui.” Magdi Shaat, presidente da ABCCMM

 “Eu esperava uma presença grande de tratadores e peões, só que aqui tivemos presença maciça. Se fosse um leilão teríamos dificuldade de acomodar todos sentados e nas mesas. Acho que isso mostra a preocupação que todos têm com o bem-estar do nosso cavalo.” Carlos Augusto Karam, diretor de Eventos da ABCCMM

“Achei muito bom o encontro. Vocês puderam ver que o ambiente estava lotado e creio que todos entenderam o recado e estão imbuídos de beneficiar os cavalos cada vez mais e olhar melhor para o bem-estar deles, pois são a razão de estarmos aqui. Todos receberam bem as alterações que fizemos no Regulamento. Foram mudanças de ordem técnica para valorizar o trabalho dos animais na pista.” Tiago de Resende Garcia, diretor da ENA

 

Início dos julgamentos

A 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador foi aberta na manhã de quarta-feira, 23 de julho, na pista central do Parque da Gameleira, com boa presença de criadores. Após a execução do Hino Nacional, o presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, deu boas-vindas aos presentes e fez um discurso desejando sorte aos participantes. A abertura oficial do evento acontecerá, amanhã, às 16 h. A cerimônia contará com a participação da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano. 

A Nacional 2014 atinge números recordes, com a participação de 1.500 animais e 611 expositores. Os estados que marcam presença com exemplares na Nacional são AL, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP.

 

Prova de Maneabilidade

Aconteceu na quarta-feira, 23 de julho, na pista de areia do Parque da Gameleira, a prova de Maneabilidade que fechou a última etapa do Caminhos do Marchador. 
Neste ano equestre, Barbacena foi a cidade que abriu a temporada, seguida de Jaguariúna (SP), Barra do Piraí (RJ), Santa Luzia (MG), Aquiraz (CE), Itabira (MG), Campo Maior (PI), Rochedo de Minas (MG), Gravatá (PE), Sapucaí Mirim (MG) e Itaúna (MG). A Serra do Cipó (MG) foi o ponto escolhido para sediar a última competição.  

 

Transmissão ao vivo

A 33ª Exposição Nacional está sendo transmitida ao vivo pelo C2 Rural através do site da ABCCMM. A transmissão acontecerá durante todo o evento. Também no espaço online está disponível um chat interativo para os internautas de plantão. 
Para ter acesso à tela de transmissão, o internauta deverá entrar na página da Associação pelo endereço www.abccmm.org.br, clicar no banner da Nacional e no link da transmissão ao vivo.  

 

Test Ride

O Test Ride do Mangalarga Marchador está novamente funcionando nesta Nacional. É a oportunidade de crianças, jovens e adultos experimentarem a montaria nos cavalos da raça. A atividade acontecerá na pista em frente ao Pavilhão E6, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

 

Minifazenda

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a Nacional 2014 também oferecerá aos visitantes a minifazenda, uma atração ideal para a criançada.  No local é possível ter contato com cabritinhos, cordeirinhos, lhamas adultas e filhotes, além das minivacas, minicabras e minibodes. O objetivo é promover para as crianças um contato direto com o mundo rural. O horário de funcionamento será de 8h às 22h e o valor da entrada é de R$ 7,00 a ser pago separadamente do ingresso de entrada ao Parque da Gameleira.